CRLV Digital: Como baixar CRLV-e, serviços e opções de login online

Pontos-chave
  • A CRLV Digital pode ser acessada por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
  • O condutor deve estar com as pendências em dia para ter acesso ao documento;
  • O aplicativo CDT ainda permite outras facilidades aos motoristas.

Desde o ano passado, os proprietários de veículos do Brasil já podem utilizar o CRLV Digital. A versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) possui todas as informações do documento impresso. Além disso, a versão digital possui a mesma validade.

CLRV Digital: Como baixar CRLV-e, serviços e opções de login online
CLRV Digital: Como baixar CRLV-e, serviços e opções de login online (Imagem: Divulgação/Detran-PE)

Desde julho de 2020, os Departamentos de Trânsito estaduais e Distrito Federal (Detran) deveriam aderir, de forma definitiva, ao sistema de CRLV Digital. Conforme estabelecido pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O CRLV-e pode ser emitido de forma online, sem a necessidade de comparecimento o Detran local. Mesmo que o usuário não tenha acesso à internet em possíveis fiscalizações, ainda é possível portar o documento digital.

Esta possibilidade existe porque o aplicativo gera um PDF que conta com uma assinatura digital.

Neste caso, a pessoa deve se atentar ao funcionamento do smartphone. Caso o aparelho esteja descarregado em uma fiscalização, será considerado que o CRLV não está sendo portado.

Diante de situações como esta, é recomendado que o condutor também tenha a versão impressa em papel comum, validado por um QR Code específico.

Cabe destacar que para acessar o documento digital, o proprietário precisa ter quitado os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo.

Da mesma forma, será preciso estar em dia com o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Como baixar o CRLV Digital

O CRLV Digital está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível nas lojas do sistema Android e iOS.

Para ter acesso ao CRLV-e, além de um smartphone, a pessoa ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code — emitidas a partir de maio de 2017. Entenda o passo a passo, segundo informado pelo AutoPapo:

  1. Baixe o aplicativo Carteira Nacional de Trânsito (CDT);
  2. Efetue o cadastro de usuário no aplicativo;
  3. Ative a conta por meio de um link enviado para o e-mail cadastrado;
  4. Para obter a CNH Digital, será necessário validade o cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran — com o uso do certificado — ou pessoalmente, junto ao Detran local;
  5. Para adicionar o documento CRLV Digital, não há necessidade de realizar a validação do cadastro. Basta inserir o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV* — o antigo DUT;
  6. Gere a Chave de Acesso com 4 dígitos (PIN);
  7. Adicione a versão digital dos documentos — CNH Digital e/ou CRLV Digital;
    Por fim, verifique os documentos adicionados.

*O número do Código de Segurança do CRV possui onze caracteres e está localizado na parte superior direita do documento. O CRV é um dos documentos que são emitidos no primeiro emplacamento do veículo. Este não é um documento de porte obrigatório e nem possui prazo de validade.

A Carteira Nacional de Trânsito

O aplicativo CDT guarda, no celular, a carteira de motorista e o documento de veículo que esteja no nome do usuário. Esta é uma alternativa segura para ter os documentos sempre à mão, com a mesma validade dos documentos impressos.

Além de disponibilizar a CRLV Digital, o aplicativo CDT conta com mais facilidades para os motoristas do país. Este sistema ainda permite o acesso à CNH.

Caso a pessoa tenha problemas em gerar a CNH Digital, é recomendado comparecer ao Detran de origem para verificar a situação. Em alguns casos, o problema pode ser solucionado atualizando o número de celular, e-mail e CPF — estes são itens obrigatórios.

O aplicativo Carteira Nacional de Trânsito possibilita o compartilhamento do CRLV. Além do proprietário do veículo, mais cinco pessoas poderão ter acesso simultâneo ao CRLV.

Entre outros principais recursos disponíveis, o aplicativo possibilita a indicação do principal condutor e a opção de gerar o boleto das infrações, com desconto.
O aplicativo pode ser utilizado por quem tem a carteira de motorista com um QR Code na parte de trás.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.