O Governo de São Paulo deu início à vacinação da COVID-19 em pessoas a partir de 18 anos que apresentam alguma das comorbidades definidas como prioridade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado afirmou que esse grupo é composto por 865 mil pessoas.
A vacinação da COVID no Estado de São Paulo dará início a uma nova fase. A partir de hoje (10), pessoas com Síndrome de Down, pacientes transplantados e pacientes renais em diálise, de 18 a 59 anos irão receber a primeira dose do imunizante.
Nesse mesmo dia, as pessoas com deficiência permanente que tenham entre 55 e 59 anos poderão receber a primeira dose do imunizante.
O anúncio do início da nova fase de vacinação da COVID em São Paulo foi feita pelo governador do Estado, João Doria, na última sexta-feira (7).
Nesta terça-feira (11), será a vez dos funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Serão vacinados todos os operadores de trens, independente da idade, e funcionários que têm contato com o público e idade acima de 47 anos.
Ainda na terça-feira (11) é o dia inicial para vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades acima de 18 anos.
As pessoas que estão entre 50 e 54 anos e possuem alguma deficiência permanente também terão direito de receber a dose também a partir do dia 11. Porém, para isso é necessário ter o comprovante do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Na quarta-feira (12), o Estado irá vacinar as pessoas com comorbidades na faixa etária de 55 e 59 anos.
Na próxima terça-feira, dia 18, motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais, começarão a ser imunizados.
Para receber a dose do imunizante é preciso ter a idade indicada e possuir uma ou mais comorbidades definidas pelo Plano Nacional de Imunização divulgada pelo Ministério da Saúde.
Datas da vacinação contra a COVID-19 em São Paulo
Comorbidades prioritárias definidas pelo Ministério da Saúde
- Anemia falciforme;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Cardiopatias congênitas no adulto;
- Cirrose hepática;
- Diabetes mellitus;
- Doença cerebrovascular;
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
- Hipertensão Arterial resistente (HAP);
- Hipertensão Arterial – estágio 3;
- Hipertensão Arterial – estágios 1 e 2, com LOA ou comorbidade;
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
- Insuficiência cardíaca;
- Miocardiopatias e Pericardiopatias;
- Obesidade mórbida;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias.