CNH gratuita: Quais estados oferecem o benefício em 2021?

Pontos-chave
  • Carteira de trânsito pode ser adquirida gratuitamente pelo programa CNH Social;
  • Cerca de 15 Estados brasileiros disponibilizam a CNH gratuitamente;
  • Procedimento para aquisição da CNH Social é feito junto ao Detran.

CNH Social: TUDO sobre inscrições e estados que oferecem CNH popular (gratuita)

Os cidadãos brasileiros que desejam adquirir a carteira de motorista podem contar com o programa CNH gratuita. A Carteira Nacional de Habilitação Social é destinada às pessoas com baixa renda. 

CNH gratuita: Quais estados oferecem o benefício em 2021?
CNH gratuita: Quais estados oferecem o benefício em 2021? (Imagem: Reprodução/CNH Social)

No entanto, é preciso se enquadrar em alguns requisitos para ter acesso ao programa. O principal é a incapacidade para custear as despesas referentes à emissão do documento, além de residir em um dos estados que viabilizam a CNH gratuita

Vale ressaltar que todos os procedimentos equivalentes à CNH Social são gerenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), situado em cada Estado que disponibiliza o programa. A medida retira do condutor iniciante, a obrigatoriedade de arcar com as mensalidades cobradas pelas autoescolas, bem como as demais taxas vinculadas ao processo. 

Podem se inscrever no programa CNH social:

O CNH social foi criado pelo Governo Federal em 2011. Através da concessão da carteira de motorista gratuita, há o objetivo integrado de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, sobretudo para a população de baixa renda que enfrentam mais dificuldades. 

Para ter acesso ao programa é preciso verificar as particularidades impostas pelo Detran de cada unidade federativa participante do programa. 

Até a última atualização, a composição da lista de Estados que disponibilizam a CNH gratuita é a seguinte:

A CNH gratuita ocorre através de processos seletivos realizados em cada Estado que participa do programa. Desta forma, é provável que haja variações entre uma unidade e outra, bem como as respectivas regras de concessão. 

CNH Social: TUDO sobre inscrições e estados que oferecem CNH popular (gratuita)

Vale ressaltar que a fase de inscrição no programa é inteiramente online. Este modelo foi unificado tendo em vista as recomendações de distanciamento e isolamento social provenientes da pandemia da COVID-19

Sendo assim, o candidato que deseja participar do processo seletivo deve preencher o formulário vinculado ao site do Detran de cada Estado, fornecendo informações pessoais além de anexar cópias da seguinte documentação:

Feita a inscrição e terminado o processo seletivo, o candidato selecionado deve se atentar quantos aos demais prazos agregados à CNH gratuita. É o caso das matrículas que devem ser feitas de acordo com as normas do Detran, permitindo o início das orientações.

Com base nas medidas de segurança sanitárias, o aluno pode optar por realizar as aulas presenciais somente quando precisar fazer os exames aulas práticas, e recorrer ao modelo online até que conclua toda a parte teórica do curso. 

É importante dizer que no caso exclusivo das avaliações médicas, é preciso fazer o agendamento prévio de acordo com o cronograma particular de cada Estado. 

Diante das várias nuances da CNH grátis, está a parceria do Detran junto à diversas autoescolas de formação, bem como as respectivas clínicas responsáveis pela realização das avaliações médicas.

No geral, o processo de aquisição da carteira de motoristas através da CNH popular segue o mesmo padrão das etapas de fiscalização do Contran. 

CNH gratuita: Quais estados oferecem o benefício em 2021?
CNH gratuita: Quais estados oferecem o benefício em 2021?(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Portanto, as instituições que desejam firmar parcerias devem estar de acordo com os seguintes critérios:

CNH Social: TUDO sobre inscrições e estados que oferecem CNH popular (gratuita)

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile