O município de Fortaleza (CE) começou a distribuir o Vale-Gás Social no dia 19 de abril. Esse benefício é concedido pelo governo do Estado e faz parte de uma parceria entre as secretarias da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.
O intuito do Vale-Gás Social é minimizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19. O foco são as famílias consideradas em situação de vulnerabilidade social. A entrega do tíquete está sendo realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com data e horário previamente agendados.
O primeiro lote do Vale-Gás Social contou com 17.273 tíquetes, sendo entregues entre os dias 19 e 27 de abril. A prefeitura informou que as famílias que não foram contempladas nesse primeiro lote devem ligar para a Central 156 ou acessar o site do programa.
Ao entrar em contato ou acessar o site do programa Vale-Gás Social será possível conferir, a data de retirada do tíquete. Tanto pelo site como pelo telefone será preciso informar o Número de Identificação Social (NIS) ou o CPF.
De acordo com a prefeitura de Fortaleza, no município serão contempladas 35.148 famílias. O Governo do Ceará informou que em todo o Estado serão beneficiadas 255.577 famílias. O programa será distribuído em dois lotes.
O Vale-Gás Social 2021 é uma reedição do programa criado no ano passado, devido à pandemia de Covdi-19. Em 2020, o Estado beneficiou 245.966 famílias. Com o vale, o beneficiário usa o recurso para encher o botijão vazio.
Critérios do Vale-Gás Social Fortaleza
Serão contempladas as famílias que estiverem dentro de uma das categorias abaixo:
- Renda familiar mensal per capita de até R$ 89,34;
- Estar inscrito no adastro único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Ser beneficiário do Cartão Mais Infância Ceará;
- Ser beneficiário do Bolsa Família;
- Jovens participantes do Programa Superação.
Calendário de entrega do Lote 1 do Vale-Gás
- 19/04- nascidos em janeiro e fevereiro;
- 20/04- nascidos em março e abril;
- 22/04- nascidos em maio e junho;
- 23/04- nascidos em julho e agosto;
- 26/04- nascidos em setembro e outubro;
- 27/04- nascidos em novembro e dezembro.
As próximas datas serão divulgadas a partir de amanhã (30). Dessa maneira, o segundo lote será distribuído no mês de maio.
As datas serão escalonadas, conforme o mês de nascimento dos beneficiários, como aconteceu neste mês de abril.