Vale-Gás Social inicia distribuição em Fortaleza; veja quem pode receber

O município de Fortaleza (CE) começou a distribuir o Vale-Gás Social no dia 19 de abril. Esse benefício é concedido pelo governo do Estado e faz parte de uma parceria entre as secretarias da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Vale-Gás Social inicia distribuição em Fortaleza; veja quem pode receber
Vale-Gás Social inicia distribuição em Fortaleza; veja quem pode receber (Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil)

O intuito do Vale-Gás Social é minimizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19. O foco são as famílias consideradas em situação de vulnerabilidade social. A entrega do tíquete está sendo realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com data e horário previamente agendados.

O primeiro lote do Vale-Gás Social contou com 17.273 tíquetes, sendo entregues entre os dias 19 e 27 de abril. A prefeitura informou que as famílias que não foram contempladas nesse primeiro lote devem ligar para a Central 156 ou acessar o site do programa.

Ao entrar em contato ou acessar o site do programa Vale-Gás Social será possível conferir, a data de retirada do tíquete. Tanto pelo site como pelo telefone será preciso informar o Número de Identificação Social (NIS) ou o CPF.

De acordo com a prefeitura de Fortaleza, no município serão contempladas 35.148 famílias. O Governo do Ceará informou que em todo o Estado serão beneficiadas 255.577 famílias. O programa será distribuído em dois lotes.

O Vale-Gás Social 2021 é uma reedição do programa criado no ano passado, devido à pandemia de Covdi-19. Em 2020, o Estado beneficiou 245.966 famílias. Com o vale, o beneficiário usa o recurso para encher o botijão vazio.

Critérios do Vale-Gás Social Fortaleza

Serão contempladas as famílias que estiverem dentro de uma das categorias abaixo:

  • Renda familiar mensal per capita de até R$ 89,34;
  • Estar inscrito no adastro único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ser beneficiário do Cartão Mais Infância Ceará;
  • Ser beneficiário do Bolsa Família;
  • Jovens participantes do Programa Superação.

Calendário de entrega do Lote 1 do Vale-Gás

  • 19/04- nascidos em janeiro e fevereiro;
  • 20/04- nascidos em março e abril;
  • 22/04- nascidos em maio e junho;
  • 23/04- nascidos em julho e agosto;
  • 26/04- nascidos em setembro e outubro;
  • 27/04- nascidos em novembro e dezembro.

As próximas datas serão divulgadas a partir de amanhã (30). Dessa maneira, o segundo lote será distribuído no mês de maio.

As datas serão escalonadas, conforme o mês de nascimento dos beneficiários, como aconteceu neste mês de abril.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.