Auxílio para custear gás das famílias de baixa renda chega ao Senado

Senado avalia projeto de lei que objetiva conceder auxílio financeiro para a aquisição do gás. Diante dos efeitos econômicos do novo coronavírus que vem deixando o Brasil em uma das maiores crises de sua história, comprar o botijão de gás se tornou algo inviável para milhares de brasileiros. Desse modo, o poder público avalia uma proposta para conceder recursos as famílias de baixa renda.

Auxílio para custear gás das famílias de baixa renda chega ao Senado (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
Auxílio para custear gás das famílias de baixa renda chega ao Senado (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

Após semanas em debate, o Senado recebeu a pasta da PL que consolida a concessão de um auxílio gás para as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. A proposta foi apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) nesta semana e deverá ser validada ao longo dos próximos dias.

O que diz o texto?

Se aceito, o projeto de lei permitirá que os brasileiros que vivem as margens da pobreza recebam mensalmente valores que auxiliem na aquisição de um botijão de gás de 13k.

De acordo com Paim, a iniciativa foi tomada levando em consideração a atual crise econômica e social que vem relevando os índices de desigualdade e miséria do país.

O parlamentar ressaltou que com a alta no preço do gás, milhares de famílias passaram a “usar outras fontes de energia, como a lenha e restos de madeira, que, além de poluentes, degradam ainda mais a natureza”.

De acordo com ele, o poder público não pode deixar, diante dessa situação, que os cidadãos tenham que “escolher entre o alimento e o gás, pois não será possível ter acesso a ambos”.

Regras para contemplação do auxílio gás

Perante o texto do projeto, poderá ser contemplada a família que:

  • esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
  • tenha como responsável segurado facultativo sem renda própria que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencente à família de baixa renda;
  • casas com idoso com 65 anos ou mais ou pessoa com deficiência, que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

A previsão é de que o benefício seja concedido vinculado a outros projetos sociais, como o Bolsa Família e o auxílio emergencial.

Além disso, haverá ainda um diálogo com os governos estaduais e municipais para a definição de novos critérios de inclusão de acordo com a realidade de cada região.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.