Inscrição no BPC garante prioridade na fila de vacinação da COVID-19

Governo federal anuncia mudanças no cronograma de vacinação contra o novo coronavírus. Nessa semana, o Ministério da Saúde liberou um novo calendário determinando quem são os grupos prioritários para a imunização da covid-19. De acordo com o documento, os brasileiros que estão inscritos no BPC, pelo INSS, terão direito ao medicamento a partir do mês de maio.

Inscrição no BPC garante prioridade na fila de vacinação da COVID-19 . (Imagem: Paulo Paiva/Agif/Estadão Conteúdo)
Inscrição no BPC garante prioridade na fila de vacinação da COVID-19 . (Imagem: Paulo Paiva/Agif/Estadão Conteúdo)

Uma nova rodada na campanha de imunização contra a covid-19 está prestes a começar. Ao longo das próximas semanas, as pessoas com comorbidades passarão a ser vacinadas, estando inclusas no grupo prioritário.

Isso significa dizer que o segurado do Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderá ser medicado.

Regras para a inclusão na fila de vacinação

Para poder ter acesso a vacina, o cidadão deverá comprovar seu quadro médico. De acordo com o governo, as pessoas entre 55 e 59 anos que tenham problemas de saúde e atestem seus vínculos com o INSS passarão a ser imunizados.

A justificativa para a seleção destes se deu mediante ao risco de agravamento dos casos:

“Entendemos que as pessoas socioeconomicamente mais desfavorecidas estão ainda mais vulneráveis aos impactos da covid-19, adotou-se como critério de priorização para esse grupo o cadastro no BPC (benefício concedido às pessoas cuja renda familiar mensal seja de até ¼ de salário mínimo por pessoa). As demais pessoas com deficiência permanente serão contempladas no seguimento do PNO), afirmou o governo.

Nova lista de inclusão dos grupos prioritários da vacina

Fase 1

  • Vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:
  • Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade;
  • Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
  • Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos.
  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos

Fase 2

  • Vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;
  • Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes;

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.