Grávidas e puérperas são inclusas como grupo prioritário na vacinação da COVID

Governo federal amplia grupo prioritário na campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Nessa semana, o Ministério da Saúde informou que mulheres grávidas e puérperas passarão a entrar na fila de prioridade para imunização. A previsão é de que a medicação passe a ser ofertada já a partir de maio.

Grávidas e puérperas são inclusas como grupo prioritário na vacinação da COVID (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Vilhena)
Grávidas e puérperas são inclusas como grupo prioritário na vacinação da COVID (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Vilhena)

Diante da expansão contínua do novo coronavírus em todo o país, o governo federal acaba de ampliar o grupo prioritário na campanha de vacinação.

Em nota técnica concedida nessa segunda-feira (26), o ministério da saúde informou que mulheres grávidas e puérperas deverão ser vacinadas em breve.

“Considerando ainda o momento pandêmico atual no Brasil com elevada circulação do SARS-CoV-2 e aumento no número de óbitos maternos pela Covid-19, ficou entendido que, neste momento, é altamente provável que o perfil de risco verus benefício na vacinação das gestantes seja favorável. Portanto, o Programa Nacional de Imunizações […] decidiu por recomendar a vacinação contra a Covid-19 de todas as gestantes e puérperas e incluí-las nos grupos prioritários para vacinação“, diz o texto.

Cronograma de vacinação

Para organizar as filas, o governo determinou que inicialmente a vacina só será aplicada naquelas que tenham comorbidades. Já na sequência, haverá a inclusão das demais com o estado de saúde normal.

A gestão reforçou ainda que a inclusão no cronograma deverá ser feita independentemente das condições pré-existentes.

A previsão é de que a partir de maio cerca de 3 milhões de gestantes passem a ser imunizadas. As doses serão das vacinas CoronaVac e AstraZeneca.

Chamada nos estados e municípios

É importante ressaltar, no entanto, que a determinação do governo federal não implica em um cronograma igualitário em todo o país. Cada estado e município tem a liberdade de administrar seu calendário de vacinação.

De modo geral, as gestantes deverão passar a ser inclusas como prioridade, mas a data exata da aplicação vai depender do andamento dos demais grupos prioritários e da quantidade de vacinas estocadas em cada cidade.

Para acompanhar o cronograma específico da sua região, entre em contato com a prefeitura municipal e permaneça acompanhando nossa página do FDR. Diariamente estamos atualizando a agenda de vacinação em todo o país.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile