Grávidas e puérperas são inclusas como grupo prioritário na vacinação da COVID

Governo federal amplia grupo prioritário na campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Nessa semana, o Ministério da Saúde informou que mulheres grávidas e puérperas passarão a entrar na fila de prioridade para imunização. A previsão é de que a medicação passe a ser ofertada já a partir de maio.

Grávidas e puérperas são inclusas como grupo prioritário na vacinação da COVID (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Vilhena)
Grávidas e puérperas são inclusas como grupo prioritário na vacinação da COVID (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Vilhena)

Diante da expansão contínua do novo coronavírus em todo o país, o governo federal acaba de ampliar o grupo prioritário na campanha de vacinação.

Em nota técnica concedida nessa segunda-feira (26), o ministério da saúde informou que mulheres grávidas e puérperas deverão ser vacinadas em breve.

“Considerando ainda o momento pandêmico atual no Brasil com elevada circulação do SARS-CoV-2 e aumento no número de óbitos maternos pela Covid-19, ficou entendido que, neste momento, é altamente provável que o perfil de risco verus benefício na vacinação das gestantes seja favorável. Portanto, o Programa Nacional de Imunizações […] decidiu por recomendar a vacinação contra a Covid-19 de todas as gestantes e puérperas e incluí-las nos grupos prioritários para vacinação“, diz o texto.

Cronograma de vacinação

Para organizar as filas, o governo determinou que inicialmente a vacina só será aplicada naquelas que tenham comorbidades. Já na sequência, haverá a inclusão das demais com o estado de saúde normal.

A gestão reforçou ainda que a inclusão no cronograma deverá ser feita independentemente das condições pré-existentes.

A previsão é de que a partir de maio cerca de 3 milhões de gestantes passem a ser imunizadas. As doses serão das vacinas CoronaVac e AstraZeneca.

Chamada nos estados e municípios

É importante ressaltar, no entanto, que a determinação do governo federal não implica em um cronograma igualitário em todo o país. Cada estado e município tem a liberdade de administrar seu calendário de vacinação.

De modo geral, as gestantes deverão passar a ser inclusas como prioridade, mas a data exata da aplicação vai depender do andamento dos demais grupos prioritários e da quantidade de vacinas estocadas em cada cidade.

Para acompanhar o cronograma específico da sua região, entre em contato com a prefeitura municipal e permaneça acompanhando nossa página do FDR. Diariamente estamos atualizando a agenda de vacinação em todo o país.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.