INSS voltou! Veja quais agências optaram por retorno presencial

Pontos-chave
  • As agências do INSS das regiões Norte e Centro-Oeste retornaram com o atendimento presencial;
  • Os atendimentos só irão acontecer com agendamento prévio, a fim de evitar aglomerações;
  • Nas regiões Norte e Centro-Oeste o atendimento foi interrompido por duas semanas.

Desde a segunda-feira (12), as agências do INSS das regiões Norte e Centro-Oeste retornaram com o atendimento presencial. Porém os atendimentos só irão acontecer com agendamento prévio, a fim de evitar aglomerações.

INSS voltou! Veja quais agências optaram por retorno presencial
INSS voltou! Veja quais agências optaram por retorno presencial (Imagem: montagem/FDR)

No mês de março, o INSS suspendeu o atendimento presencial em diversos estados. O intuito foi conter o avanço da pandemia de Covid-19. Nas regiões Norte e Centro-Oeste o atendimento foi interrompido por duas semanas.

Os segurados do INSS que residem nessas regiões já podem ser atendidos de forma presencial nas agências. De acordo com o Instituto, todas as unidades estão adotando medidas rigorosas para evitar a disseminação da Covid.

Por esse motivo, os atendimentos só acontecerão por meio de agendamento prévio. O Instituto informou em nota, que a perícia médica e a avaliação social continuam suspensas. O agendamento pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.

A Central funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. Durante a ligação será solicitado alguns dados pessoais, como número do CPF, número de inscrição na Previdência Social, número do NIS/PIS ou NIT (para os contribuintes individuais e domésticos), CNPJ ou CPF do empregador e o número do benefício, caso possua.

Nesse meio de comunicação é possível fazer agendamentos, remarcações, consultas, requerimentos de prorrogação, solicitar revisão de benefícios, obter orientações e informações e registrar reclamações, elogios ou denúncias.

Para fazer o agendamento pelas plataformas digitais, os segurados precisam ter o cadastro ativo. Para fazer o cadastro é preciso informar o número do CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.

Cadastro no Meu INSS

Agendamento do INSS

O segurado que deseja ser atendimento de forma presencial em uma das agências do INSS precisa, primeiro, fazer o agendamento. Para isso, basta acessar a plataforma digital ou o aplicativo e seguir as seguintes orientações:

Serviços disponíveis no Meu INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social lembra aos segurados que nos canais de atendimento é possível fazer diversos serviços. Sendo assim, devido à pandemia de Covid-19, é aconselhável só solicitar um atendimento presencial para casos urgentes. Veja abaixo os principais serviços disponíveis no Meu INSS:

Auxílio doença sem perícia

Essa modalidade de perícia online, só foi liberada para os casos considerados simples. Sendo assim, poderá ser aplicado nas situações em que a comprovação do direito é possível por meio de análise de exames e atestado médico.

INSS voltou! Veja quais agências optaram por retorno presencial
INSS voltou! Veja quais agências optaram por retorno presencial (Imagem: Reprodução/Oitchau)

O auxílio doença por perícia online está em fase de teste. Caso seja comprovada a sua eficácia, o Instituto Nacional do Seguro Social pode aderir definitivamente no próximo ano. O intuito é agilizar a liberação dos benefícios e diminuir a fila de espera.

Todo o procedimento será realizado pelo site ou aplicativo Meu INSS. Dessa maneira, até mesmo o envio dos documentos é pela plataforma, por meio de foto. A análise dos documentos é realizada pelo médico perito.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile