Um comunicado feito pelo governador do Estado de São Paulo, João Dória, nesta terça-feira, 7, informou sobre a aplicação da vacina da Covid-19 em idosos com idade entre 65 e 67 anos. Conforme o calendário de vacinação, o grupo mencionado, que gira em torno de 1,11 milhão de pessoas, deve ser imunizado ainda neste mês de abril.
Esta etapa da campanha terá início assim que as doses da vacina da Covid-19 da Fiocruz forem entregues aos cuidados do Estado. A previsão é para que a chegada dos novos imunizantes aconteça ainda nesta semana, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Plano Estadual de Imunização (PEI).
A expectativa é para que a aplicação da vacina da Covid-19 nos idosos de 67 anos ocorra até o dia 14 de abril, próxima quarta-feira. Em seguida, no dia 21 de abril, cerca de 760 mil idosos com idade entre 65 e 66 anos receberão a primeira dose do imunizante.
Na oportunidade, o governador João Dória declarou que fez uma visita em alguns postos de vacinação esta semana e pôde constatar que a campanha segue conforme planejado.
“Agora a vacinação está avançando para as pessoas de 65, 66 e 67 anos e vamos continuar impulsionando o máximo possível, com a vacina do Butantan e outras que puderem ser adquiridas pelo Ministério da Saúde”, reforçou Doria.
Conforme apurado, até esta quarta-feira, 7, o Estado de São Paulo já havia ultrapassado a marca de 7 milhões de doses da vacina da Covid-19 aplicadas no grupo prioritário.
Mais precisamente, até o 12h45 de ontem, o Vacinômetro registrou 7.026.192 doses, sendo 5.157.980 referentes à primeira dose e 1.868.212 sobre a segunda. Isso quer dizer que, mais de 1,8 milhão de paulistas já concluíram as duas etapas da vacinação.
O resultado apresentado já integrou os novos públicos que passaram a fazer parte da campanha de vacinação neste mês de abril. Ou seja, os idosos de 68 anos de idade imunizados desde o dia 2, bem como os profissionais das forças de segurança do Estado de São Paulo. Estes começaram a receber a vacina da Covid-19 na última segunda-feira, 5.
Enquanto isso, na próxima segunda-feira, 12, será a vez dos trabalhadores do setor de educação básica, tanto das escolas públicas quanto das privadas, com idade igual ou superior a 47 anos.
A Coordenadora Geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paulo, acrescentou que a vacinação esta contemplando aqueles que realmente precisam, a população mais vulnerável à doença.
É preciso dizer que todos os cidadãos que compõem os grupos prioritários podem acessar o portal Vacina Já, para que confirmem o pré-cadastro. Este processo requer o preenchimento de um simples formulário que pode ser preenchido em três minutos, além de economizar e reduzir em até 90% o tempo de atendimento nos postos de vacinação.
Embora o pré-cadastro não seja obrigatório, é altamente recomendado. Pois facilita e agiliza o trabalho dos profissionais da saúde, beneficiando diretamente os cidadãos atendimento, além de permitir que mais pessoas sejam imunizadas o quanto antes.