O prefeito Bruno Covas (PSDB) lança o próprio plano de vacinação contra a Covid-19. Com isso, planeja imunizar até 600 mil paulistanos por dia. Para cumprir sua meta, a Prefeitura de SP está buscando alternativas e ferramentas para comprar as dose.
A decisão de Covas marca o distanciamento do atual governador do Estado, João Doria (PSDB). Além de um Plano de Vacinação criado para a capital, o prefeito também tem adotado medidas de distanciamento social mais rígidas e sem o consentimento de Doria.
Nos últimos dias, Bruno Covas decidiu antecipar feriados deste ano e do próximo, a fim de criar um feriadão. Essa decisão teve como intuito estimular o distanciamento social. Dessa maneira, entre os dias 26 de março e 04 de abril não houve dia útil na capital paulista.
A decisão do feriadão foi unilateral e deixou um clima tenso entre os líderes. Agora, a Prefeitura de SP decidiu criar o próprio plano de vacinação contra a Covid. Esse plano deve diferir das regras e ritmo estabelecido pelo Estado.
De acordo com as informações passadas pela Prefeitura de SP, a ideia é que sejam aplicadas 600 mil doses por dia. Atualmente, a capital utiliza, quase que exclusivamente, a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.
Com isso, consegue vacinar 120 mil pessoas diariamente. Porém, de acordo com os dados apresentados pela Prefeitura de SP, a região possui estrutura e pessoal capaz de imunizar um número quatro vezes maior.
Além disso, o município possui recursos próprios capazes de bancar doses de forma antecipada. Diante disso, é capaz de participar de negociações com os fabricantes, com o intuito de garantir a prioridade na distribuição.
Em nota, a prefeitura de SP informou que a compra de mais doses é uma forma de avançar no plano de vacinação que já é realizada no município. Sendo assim, tem como objetivo contribuir com os esforços realizados pelo governo do Estado.
Além disso, na declaração deixou claro que o intuito da iniciativa é conter o avanço da pandemia na região e salvar vidas. Portanto, não há pretensão de se deslocar das ações tomadas pelo governador do Estado ou de qualquer outro município. E reitera que trabalha em sintonia e em conjunto com o Estado.