Agências do INSS limitam atendimentos à dois serviços presenciais em SP

As agências do INSS localizadas no Estado de São Paulo só irão realizar perícia médica e avaliação social durante a fase emergencial. Dessa maneira, apenas esses dois serviços estarão disponíveis nas unidades até o dia 11 de abril.

Agências do INSS limita atendimentos à dois serviços presenciais em SP
Agências do INSS limita atendimentos à dois serviços presenciais em SP (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Estado de São Paulo está adotando medidas mais rígidas para conter a disseminação da Covid-19. Dessa maneira, todos os serviços prestados na região terão que se adaptarem as regras de distanciamento social.

Nesse cenário, as agências do INSS só irão funcionar de forma presencial para, apenas, dois serviços. Sendo assim, até o dia 11 de abril, quando está marcado o fim da fase emergencial no Estado, as unidades só estarão realizando, de forma presencial, a perícia médica ou avaliação social agendadas.

Dessa maneira, as agências do INSS que não oferecem nenhum desses dois serviços ficarão fechadas durante a fase emergencial do Plano SP. O INSS informou que entrará em contato com os segurados que têm outros agendamentos, com o intuito de remarcar o atendimento.

O Instituto informou que há segurados que estão com os dados cadastrados desatualizados. Por esse motivo, a comunicação está impedida. Dessa maneira, caso o INSS não entre em contato para remarcar o agendamento, o segurado deve ligar para a Central de atendimento 135.

A Central de Teleatendimento 135 funciona 24 horas por dia. Porém, atendimento humano, o usuário deve ligar das 8 às 23h, de segunda-feira a sábado. As ligações realizadas de um aparelho fixo ou público é gratuito. Porém, de um aparelho celular será cobrado o custo de uma ligação local.

O órgão lembra aos segurados que está disponibilizado o atendimento remoto. Dessa maneira, dúvidas, solicitações e agendamentos podem ser realizados pelo aplicativo ou site Meu INSS ou pela Central de Telefônica 135.

O serviço Exigência Expressa ficará suspensa nos feriados e fins de semana. Esse serviço permite a entrega de cópias de documentos complementares ao requerimento, por meio de depósito em urnas localizadas em frente às unidades.

Agendamento de perícia médica para as agências do INSS

  • Acesse o site ou app Meu INSS;
  • Faça o login ou o cadastro;
  • Selecione a opção “Agende sua Perícia”;
  • Escolha “Agendar Novo”;
  • Selecione o dia e horário disponível.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.