Agências do INSS: O que muda no atendimento durante o feriadão?

Pontos-chave
  • Agências do INSS suspenderam atividades presenciais devido ao super feriadão;
  • Segurados podem reagendar serviços pelo 135 e Meu INSS;
  • Todos os serviços do instituto podem ser feitos ou solicitados virtualmente.

Devido à decisão de várias cidades em aderir ao super feriadão, as agências do INSS estarão fechadas pelos próximos dias. A proposta de antecipar feriados e pontos facultativos atua em conjunto com as medidas restritivas à pandemia da Covid-19. 

Agências do INSS: O que muda no atendimento durante o feriadão?
Agências do INSS: O que muda no atendimento durante o feriadão?(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Sendo assim, durante este período também ficam suspensos serviços de perícia médica. Além do que, tendo em vista que a próxima sexta-feira, 2 de abril, é feriado nacional, não haverá expediente nas agências. O mesmo vale para o sábado e domingo, 3 e 4, respectivamente. 

Neste sentido, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já deu início às notificações aos segurados que possuíam algum tipo de agendamento nas agências que suspenderam os atendimentos durante os próximos dias. No comunicado, a autarquia instrui o segurado sobre a necessidade de reagendar o serviço.

É preciso lembrar que podem haver casos específicos em que o segurado não fez a devida atualização dos dados cadastrais junto ao INSS. Portanto, aqueles que não receberem a notificação do instituto sobre o cancelamento e reagendamento do horário, devem entrar em contato através da Central de Atendimento pelo número 135. 

Lembrando que, no intuito de evitar o deslocamento dos segurados até uma das agências, especialmente porque neste caso em particular as agências estarão fechadas, preserva-se o atendimento remoto.

Desta forma, além da possibilidade de entrar em contato com a autarquia por meio do número de telefone mencionado, também é possível realizar todos os procedimentos necessários pelo site ou aplicativo “Meu INSS”. 

Pelo “Meu INSS” o cidadão tem a possibilidade de requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências, além de agendar e reagendar atendimentos presenciais. Enquanto pela Central de Atendimento 135, entre os diversos serviços ofertados, o segurado consegue fazer a inscrição junto à Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, requerer benefícios e também, agendar o atendimento presencial. 

É importante dizer que as agências do INSS situadas em São Paulo e Rio de Janeiro irão suspender o serviço de Exigência Expressa durante o super feriadão. Este serviço permite que aquele segurado que já solicitou algum serviço, consiga entregar cópias de todos os documentos necessários mediante o depósito de envelopes em urnas fixadas na entrada das agências. 

“Os segurados que precisarem apresentar documentação complementar nesse período, podem anexar cópias digitalizadas dos documentos solicitados no Portal Meu INSS”, informou o instituto.

Locais que antecederam o feriado

São Paulo

  • Capital: de 26 de março a 1º de abril
  • Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul: de 29 de março a 1º de abril
  • Santana de Parnaíba: 31 de março e 1º de abril
  • Barueri, Cotia e Osasco: de 29 de março a 1º de abril
  • Taboão da Serra: de 26 de março a 1º de abril
  • Araras: de 29 de março a 1º de abril
  • Bragança Paulista: de 29 de março a 1º de abril
  • Mogi-Guaçu: 1º de abril
  • Piracicaba: 29 de março
  • Rio das Pedras: de 29 de março a 1º de abril
  • São Roque: 31 de março e 1º de abril

Atualmente, apenas uma parte das agências do INSS na capital paulista permanecem com o atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. Pontos específicos realizam a perícia médica na parte da tarde. Na capital, São Paulo, a suspensão se deve à antecipação de cinco feriados municipais.

Rio de Janeiro

Todo o estado: entre 26 de março a 1º de abril

Regiões Norte e Centro-Oeste

Na oportunidade, o INSS ainda declarou que, após ficar com os atendimentos suspensos durante duas semanas, as agências situadas nas regiões Norte e Centro-Oeste voltarão a funcionar com o atendimento presencial.

Ressaltando que todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 continuam sendo respeitadas. No entanto, aquelas agências que oferecem o serviço de perícia médica e avaliações sociais permanecem fechadas. 

INSS planeja mutirão de análises para liberar benefícios aos idosos e deficientes
Agências do INSS: O que muda no atendimento durante o feriadão? (Imagem: Reprodução/Google)

Em nota, o INSS completou que, “já nas localidades onde vigore decreto municipal/estadual determinando fechamento do comércio e outras atividades para ampliar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19, o INSS analisará pontualmente a situação de cada unidade para determinar a manutenção ou não dos atendimentos”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.