Pente fino do BPC: Veja como proteger seu salário em nova operação do INSS

Governo federal reforça fiscalização nos pagamentos dos benefícios previdenciários. Ao longo das últimas semanas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem ampliando a operação pente fino para quem é segurado do BPC. De acordo com o órgão, a ação tem como finalidade cortar aqueles que recebem os salários indevidamente. Abaixo, saiba como se proteger.

Pente fino do BPC: Veja como proteger seu salário em nova operação do INSS (Imagem: Agência Brasil)
Pente fino do BPC: Veja como proteger seu salário em nova operação do INSS (Imagem: Agência Brasil)

Há meses o INSS vem realizando aquilo que intitula como operação pente fino. Trata-se de uma ação de força tarefa onde os servidores passam a fiscalizar individualmente a documentação dos segurados.

Caso seja detectada qualquer inconsistência, como a falta de um documento ou diferenciação de renda, o benefício, como o BPC, é cortado.

Grupo com menor renda é afetado

Os segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) são aqueles que apresentam a menor faixa salarial do INSS. Para esse grupo, os salários de modo geral são limitados de acordo com o piso nacional em vigor, atualmente de R$ 1.100.

O que o INSS tem feito para reduzir a folha orçamentária do programa é justamente um cruzamento de dados por meio do Cadastro Único. Na plataforma social, o órgão consegue ter acesso a todos os informes pessoais, residenciais e financeiros de modo que analise a situação do contemplado.

Como se proteger do pente fino

Para evitar cair na malha fina, é importante que o cidadão fique, inicialmente, atento a todas as regras de concessão do BPC. Tem direito ao recebimento aqueles com mais de 65 anos ou que comprovarem alguma deficiência que o impossibilitem de realizar as atividades de trabalho.

Uma vez dentro deste grupo, o próximo passo é fiscalizar as documentações registradas no CadÚnico e no banco de dados do INSS para evitar que qualquer desatualização resulte no cancelamento do salário.

Ainda em caso de dúvidas ou problemas com a plataforma do INSS, recomenda-se que a análise passe a ser feita por um advogado previdenciário de modo que gere uma maior segurança na contestação da suspensão.

Meu BPC foi cancelado, o que fazer?

Tendo o benefício suspenso, o cidadão precisa imediatamente entrar em contato com o INSS para pedir a revisão e nova análise de seu cadastro.

Caso o órgão se oponha a solicitação ou reafirme o corte, é possível ainda tentar reverter o caso na justiça.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.