Nota do ENEM será publicada na segunda-feira (29); saiba como acessar

Nesta segunda-feira (29), serão publicadas as notas dos estudantes que realizam as provas do Enem. Essa é a chance para saber se conseguiram atingir a sua nota capaz de entrar na faculdade. Saiba aqui como consultar sua nota e como usar o seu desempenho para entrar na universidade.

publicidade
Nota do ENEM será publicada na segunda-feira (29); passo a passo para acesar
Nota do ENEM será publicada na segunda-feira (29); passo a passo para acessar (Foto: Google)

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998, para avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio.

No ano de 2004, essa prova passou a ser usada para ingressar nas instituições de ensino superior. Já em 2010 foi integrado ao Sistema de Seleção Unificada (SISU).

publicidade

Como consultar a nota do ENEM?

Para os estudantes consultar o boletim do Enem, o estudante precisa logar na Página do Participante, informando CPF e senha, a partir das 18h00. 

Ao ter acesso ao sistema é possível ver as notas em cada uma das quatro áreas avaliadas com questões objetivas e também o desempenho na redação. Assim como, no tempo previsto, o Inep disponibiliza nesta mesma área o acesso ao espelho da correção da redação.

Antes, o Boletim do Enem era entregue ao participante em casa, via Correios. No entanto, agora só é possível acessá-lo por meio da internet.

Como usar o Boletim do ENEM?

Depois de ter acesso ao seu desempenho, o estudante pode analisar a possibilidade de participar dos programas que dependem da nota no Enem.

É importante ter acesso a este resultado, pois é com base nessa nota que o Ministério da Educação (MEC) seleciona para:

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
publicidade

No caso do Fies, o candidato precisa ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010, com média igual ou maior a 450 nas provas e nota acima de zero na redação.

Para este programa, o inscrito deve ainda comprovar renda junto ao agente financeiro, conforme a modalidade em que se inscreveu.

Como se inscrever no SISU 2021?

Com a nota do ENEM 2020 em mãos, o próximo passo é esperar o cronograma do SISU 2021 começar. As inscrições são realizadas pela internet, no site oficial do programa.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Até agora, foram divulgadas cerca de 209.190 vagas distribuídas em 5.685 cursos de 110 instituições de ensino de todo o país.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.