Nota do ENEM será publicada na segunda-feira (29); saiba como acessar

Nesta segunda-feira (29), serão publicadas as notas dos estudantes que realizam as provas do Enem. Essa é a chance para saber se conseguiram atingir a sua nota capaz de entrar na faculdade. Saiba aqui como consultar sua nota e como usar o seu desempenho para entrar na universidade.

Nota do ENEM será publicada na segunda-feira (29); passo a passo para acesar
Nota do ENEM será publicada na segunda-feira (29); passo a passo para acessar (Foto: Google)

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998, para avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio.

No ano de 2004, essa prova passou a ser usada para ingressar nas instituições de ensino superior. Já em 2010 foi integrado ao Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Como consultar a nota do ENEM?

Para os estudantes consultar o boletim do Enem, o estudante precisa logar na Página do Participante, informando CPF e senha, a partir das 18h00. 

Ao ter acesso ao sistema é possível ver as notas em cada uma das quatro áreas avaliadas com questões objetivas e também o desempenho na redação. Assim como, no tempo previsto, o Inep disponibiliza nesta mesma área o acesso ao espelho da correção da redação.

Antes, o Boletim do Enem era entregue ao participante em casa, via Correios. No entanto, agora só é possível acessá-lo por meio da internet.

Como usar o Boletim do ENEM?

Depois de ter acesso ao seu desempenho, o estudante pode analisar a possibilidade de participar dos programas que dependem da nota no Enem.

É importante ter acesso a este resultado, pois é com base nessa nota que o Ministério da Educação (MEC) seleciona para:

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

No caso do Fies, o candidato precisa ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010, com média igual ou maior a 450 nas provas e nota acima de zero na redação.

Para este programa, o inscrito deve ainda comprovar renda junto ao agente financeiro, conforme a modalidade em que se inscreveu.

Como se inscrever no SISU 2021?

Com a nota do ENEM 2020 em mãos, o próximo passo é esperar o cronograma do SISU 2021 começar. As inscrições são realizadas pela internet, no site oficial do programa.

Até agora, foram divulgadas cerca de 209.190 vagas distribuídas em 5.685 cursos de 110 instituições de ensino de todo o país.