ENEM: Qual nota mínima para conseguir inscrição no SiSU, Prouni e Fies?

A contagem regressiva para a divulgação das notas do ENEM já começou. Essa nota é tão aguarda pelos estudantes brasileiros, pois, com ela, eles conseguem participar de diversos sistemas de ingresso no ensino superior.

ENEM: Qual nota mínima para conseguir inscrição no SiSU, Prouni e Fies?
ENEM: Qual nota mínima para conseguir inscrição no SiSU, Prouni e Fies? (Imagem/Reprodução: Google)

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece uma vez por ano e mobiliza estudantes de todo o Brasil, até mesmo os naturalizados. Sua nota pode ser usada de diversas formas, mas os requisitos variam de acordo com o processo seletivo.

Confira agora a nota mínima nas três principais seletivas.

Nota do ENEM no SiSU

O Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em instituições públicas (Federais ou Estaduais) de nível superior de todo o país. Para participar basta ter feito o ENEM mais recente, desde que não seja na condição de treineiro.

No SiSU, não existe nota mínima para participação, mas é necessário não ter zerado a prova de redação. Vale ressaltar que quanto maior a nota, mais chances de conseguir se destacar na lista de classificação.

O SiSU abre inscrições no próximo dia 6 de abril, com divulgação do resultado prevista para o dia 13 seguinte.

Nota do ENEM no Prouni

O Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) para quem não tem, comprovadamente, condições de pagar os cursos de nível superior.

Para as bolsas integrais é necessário ter renda familiar de até 1,5 salários por pessoa; para as bolsas parciais, é necessário ter renda de até 3 salários mínimos.

Podem participar estudantes da rede pública de ensino, ou bolsistas da rede particular; além de professores efetivos da rede pública e pessoas com deficiência.

A nota mínima para participar da seleção é 450 pontos, além da impossibilidade de ter zerado a redação.

Nota do ENEM no FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é voltado a viabilizar o ingresso no ensino superior. Nesse caso, são concedidos financiamentos que são pagos apenas depois da conclusão do curso.

Para participar é necessário ter renda familiar de até 3 salários mínimos e ter feito o NEM a partir de 2010.

A nota mínima para participar da seleção é 450 pontos, além da impossibilidade de ter zerado a redação, assim como no Prouni.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.