FIES 2021.2: Como vai funcionar o financiamento no segundo semestre?

O edital do FIES 2021.2 do segundo semestre ainda será divulgado. Mas o MEC já anunciou as regras de funcionamento do Fundo de Financiamento Estudantil e você confere essas informações a partir de agora!

FIES 2021.2: Como vai funcionar o financiamento no segundo semestre?

Com o FIES 2021, centenas de estudantes poderão ingressar no ensino superior em instituições particulares conceituadas no Brasil.

FIES 2021.2

Publicado no Diário Oficial da União, a Portaria nº 38, fala sobre o processo seletivo do FIES 2021.2. As regras serão basicamente as mesmas já usadas nos processos seletivos do fundo até hoje.

A oferta de vagas deve acontecer da seguinte forma:

  • I – até 50% do número de vagas para cursos com conceito cinco;
  • II -até 40% do número de vagas para cursos com conceito quatro;
  • III -até 30% do número de vagas para cursos com conceito três; e
  • IV -até 25% do número de vagas para cursos cujos atos regulatórios mais recentes sejam “Autorização”.

Vale lembrar que o número de vagas ofertadas, os cursos disponíveis e demais questões são de responsabilidade da própria instituição de ensino. O FIES 2021.2 deve apenas fazer a ponte entre o estudante e a instituição.

Poderão se inscrever para o segundo processo seletivo do ano quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010. Tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos e nota na prova de redação superior a zero; e possua renda de até três salários mínimos por pessoa.

Classificação FIES 2021.2

Os candidatos inscritos virtualmente serão classificados respeitando a seguinte ordem, descrita no edital:

  1. Pessoas que não possuem diploma de nível superior e que não tenham sido contemplados pelo financiamento estudantil anteriormente;
  2. Candidatos que não possuem diploma de nível superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil, concluído o curso e tenham quitado o financiamento;
  3. Candidatos que já possuem diploma de nível superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
  4. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e já tenham quitado todo o financiamento.

Quer continuar bem informado? Então, acompanhe o FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.