Consulte quem poderá receber atendimento especializado no ENCCEJA

O exame de certificação deve ser aplicado em abril para 1.630.046 pessoas. O ENCCEJA 2020 deve contar com atendimento especializado e tratamento pelo nome social, a lista de solicitações aprovadas já pode ser consultada.

Consulte quem poderá receber atendimento especializado no ENCCEJA
Consulte quem poderá receber atendimento especializado no ENCCEJA (Imagem/Reprodução: Google)

2021 começou a todo o vapor para a educação brasileira, já estamos caminhando para a reta final da aplicação do ENEM 2020, seleções do Prouni e Fies.

E agora, mais uma etapa do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Atendimento especial no ENCCEJA 2020

A solicitação é feita para que os recursos necessários ao atendimento desses grupos sejam providenciados ou que seja liberado que eles levem seus próprios materiais, como máquina de escrever em braile.

Têm direito ao atendimento especial aquelas pessoas que possuem baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física ou auditiva, surdez, deficiência mental, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia.

Além desse grupo, também puderam solicitar o atendimento especial as gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar.

No ENCCEJA 2020 também foi possível pedir o tratamento pelo nome social, recurso destinado aquelas pessoas que o nome registrado nos documentos não reflete sua identidade de gênero.

Para saber se o pedido foi aceito, o estudante deve acessar o portal do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

ENCCEJA

O exame é destinado a certificação daqueles estudantes que não concluíram a educação básica na idade certa.

Ou seja, para a certificação do ensino fundamental podem participar estudantes a partir de 15 anos e para as provas do ensino médio, estudantes com 18 anos ou mais.

As provas são compostas de 30 questões objetivas e uma redação, e apresentam perguntas dos seguintes assuntos:

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As provas acontecem em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal no dia 25 de abril.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.