Quais as taxas para financiamento do curso superior no FIES 2021?

O Fundo de Financiamento Estudantil possibilita todos os anos que estudantes brasileiros ingressem no ensino superior em intuições privadas. Em todo esse ano, o FIES 2021 vai ofertar 93 mil vagas.

publicidade
Quais as taxas para financiamento do curso superior no FIES 2021?
Quais as taxas para financiamento do curso superior no FIES 2021? (Imagem/Reprodução: Google)

Entenda o FIES 2021

Antes de entender o funcionamento da taxa de juros do fundo, é necessário entender de fato o que ele é e como funciona.

No Fundo de Financiamento Estudantil, o aluno faz todo o curso “sem pagar nada” e só paga após a conclusão.

publicidade

Ou consegue uma redução nas mensalidades e quita o restante depois de formado.

O sistema oferece vagas em cursos reconhecidos pelo MEC e com nota conceito a partir de 3. Não há limite de valor de mensalidade, mas em alguns casos pode ser necessário a utilização de fiador.

Taxa de Juros do FIES 2021

A taxa de juros pode ser entendida com o valor pago para o banco ou empresa de credito pelo empréstimo de determinado valor.

O FIES 2021 é dividido em faixas e é justamente com base nelas que os juros são calculados.

Por isso, o estudante precisa ficar atento em qual delas ele se enquadra antes de fazer a contratação do serviço.

Faixa 1: É destinada aqueles estudantes que possuem renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos. Para esse grupo, é atribuído juros zero.

publicidade

Mas, o ajuste no valor das mensalidades acontece normalmente com base na inflamação.

Faixa 2: Apenas os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste entram nesse grupo. Nesse caso, é necessário ter renda familiar bruta por pessoa de até 5 salários mínimos e a taxa de juros sobre as mensalidades é de 3,4% ao ano.

Faixa 3: Esse é o chamado P-FIES. Se enquadram os estudantes que possuem renda familiar de até cinco salários mínimos, por pessoa.

publicidade

No financiamento deles a taxa de juros é calculada de acordo com a mensalidade do curso escolhido. Para essa faixa estudantes de todo o Brasil podem ser inseridos.

Os atuais Agentes Financeiros do Fundo de Financiamento Estudantil são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.