Quais as taxas para financiamento do curso superior no FIES 2021?

O Fundo de Financiamento Estudantil possibilita todos os anos que estudantes brasileiros ingressem no ensino superior em intuições privadas. Em todo esse ano, o FIES 2021 vai ofertar 93 mil vagas.

Quais as taxas para financiamento do curso superior no FIES 2021?
Quais as taxas para financiamento do curso superior no FIES 2021? (Imagem/Reprodução: Google)

Entenda o FIES 2021

Antes de entender o funcionamento da taxa de juros do fundo, é necessário entender de fato o que ele é e como funciona.

No Fundo de Financiamento Estudantil, o aluno faz todo o curso “sem pagar nada” e só paga após a conclusão.

Ou consegue uma redução nas mensalidades e quita o restante depois de formado.

O sistema oferece vagas em cursos reconhecidos pelo MEC e com nota conceito a partir de 3. Não há limite de valor de mensalidade, mas em alguns casos pode ser necessário a utilização de fiador.

Taxa de Juros do FIES 2021

A taxa de juros pode ser entendida com o valor pago para o banco ou empresa de credito pelo empréstimo de determinado valor.

O FIES 2021 é dividido em faixas e é justamente com base nelas que os juros são calculados.

Por isso, o estudante precisa ficar atento em qual delas ele se enquadra antes de fazer a contratação do serviço.

Faixa 1: É destinada aqueles estudantes que possuem renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos. Para esse grupo, é atribuído juros zero.

Mas, o ajuste no valor das mensalidades acontece normalmente com base na inflamação.

Faixa 2: Apenas os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste entram nesse grupo. Nesse caso, é necessário ter renda familiar bruta por pessoa de até 5 salários mínimos e a taxa de juros sobre as mensalidades é de 3,4% ao ano.

Faixa 3: Esse é o chamado P-FIES. Se enquadram os estudantes que possuem renda familiar de até cinco salários mínimos, por pessoa.

No financiamento deles a taxa de juros é calculada de acordo com a mensalidade do curso escolhido. Para essa faixa estudantes de todo o Brasil podem ser inseridos.

Os atuais Agentes Financeiros do Fundo de Financiamento Estudantil são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.