Simulador do SiSU: Veja como usar nota do ENEM para escolher sua universidade

Os simuladores são uma ferramenta muito útil para quem vai participar do SiSU 2021. Com ele é possível ter noção de qual curso o estudante consegue ingressar com sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulador do SiSU: Veja como usar nota do ENEM para descobrir sua universidade
Simulador do SiSU: Veja como usar nota do ENEM para descobrir sua universidade (Imagem/Reprodução: Google)

Na próxima semana as notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 serão divulgadas, e no início de abril começam as inscrições para o SiSU 2021.

A nota do ENEM é tão importante, pois é com ela que é possível participar de diversos programas de ingresso no ensino superior.

Simulador do SiSU

O simulador é uma ferramenta que “imagina/recria” determinada situação. Ou seja, uma espécie de teste de como seria aquela situação na vida real.

Entramos alguns sites que oferecem a simulação da nota de corte do Sistema de Seleção Unificada, confira agora.

Educa maisNele, o estudante terá que inserir a cidade, o curso pretendido e a nota que alcançou no ENEM.

Geekie GamesA simulação feita pelo portão é mais ampla, o estudante insere as suas notas em cada área do conhecimento e o portal apresenta as opções de curso em que ele pode ingressar.

Quero Bolsa – Esse simulador funciona de duas formas. Você pode inserir a sua nota do média do ENEM ou ainda inserir as notas em cada área do conhecimento. Para essa segunda opção basta clicar em “não sei minha nota média do ENEM”.

Me SalvaInserindo nesse portal as notas de cada área e escolhendo o curso, o estudante tem acesso as instituições em que consegue ingressar naquele determinado estado selecionado.

DescomplicaDiferente dos outros simuladores, no Descomplica é necessário criar uma conta antes para acessar o simulador. Uma grande vantagem desse portal é a possibilidade de acesso a conteúdos após a criação da conta.

Esses simuladores usam a nota de corte, para apresentar a probabilidade de chance de ingresso.

Vale lembrar que isso é apenas uma estimativa, a inscrição no processo seletivo ainda vai acontecer.

SiSU 2021

A seleção desse ano deve usar os mesmos critérios dos anos anteriores. As inscrições acontecem entre 6 e 9 de abril, com divulgação do resultado no dia 13 seguinte.

Entre 14 e 19 os candidatos convocados em primeira chamada realizarão a matrícula nas instituições.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.