PROUNI tem calendário para processo seletivo do 2º semestre?

Com o recente encerramento do primeiro processo seletivo do PROUNI de 2021, os estudantes já estão de olho na seleção do segundo semestre. Podem participar do programa estudantes que fizeram o ENEM e atendam aos requisitos do sistema.

PROUNI tem calendário para processo seletivo do 2º semestre?
PROUNI tem calendário para processo seletivo do 2º semestre? (Imagem/Reprodução: Google)

Com o Programa universidade Para Todos é possível conseguir bolsas de estudos (de 50% a 100%) em instituições superiores reconhecidas pelo MEC.

A seleção do primeiro semestre foi encerrada no último dia 12 de março. O edital da seleção do segundo semestre ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação.

O que já se sabe é que essa seleção acontecerá com uso da nota do ENEM 2020, divulgada no próximo dia 29 de março.

Quem pode participar do PROUNI?

De modo geral, o candidato precisa ter alcançado, pelo menos, 450 pontos de média no Enem e não pode ter tirado zero na redação.

O estudante precisa atender a um dos requisitos mínimos estabelecidos no edital de seleção, que geralmente são os mesmos:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública, ou na condição de bolsista integral da rede particular;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício da profissão e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Além disso, ele precisa atender a um dos critérios de renda abaixo:

  • Renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo, para as bolsas integrais (100% de desconto);
  • Renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa, para as bolsas parciais (50% de desconto).

Vantagens do PROUNI

A grande vantagem do Programa Universidade Para Todos é a possibilidade de estudar sem pagar nada, mesmo depois da conclusão do curso.

No entanto, isso também é uma questão, já que aumenta a concorrência. Para se ter uma noção do interesse maior pelo Prouni, em 2020, 440.674 mil estudantes se inscreveram na seleção do programa.

Enquanto que, no mesmo ano, 270 mil se inscreveram para o FIES, sistema que seleciona estudantes também para instituições particulares. Mas com concessão de financiamento estudantil.

Outra vantagem é a possibilidade de ter acesso à Bolsa Permanência do Prouni. Que é concedida como uma ajuda aos estudantes para que eles comprem material, se alimentem e se desloquem até as aulas.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.