A vacinação dos profissionais da educação faz parte do projeto para acelerar a volta as aulas, como foi afirmado recentemente pelo Ministro da Educação. Os estados de SP, ES, PR e DF já possuem planos de imunização da COVID-19 para professores.
Sem a priorização, os professores serão o 15º grupo a ser vacinado, segundo o plano nacional de imunização criado pelo Ministério da Saúde.
Recentemente vimos profissionais em greve, contrários ao retorno das atividades presencias.
Uma das pautas levantadas pelos educadores é a imunização da classe, medida básica para o retorno mais seguro.
Imunização da COVID-19 para professores de São Paulo
Na última semana o Governador, João Doria, anunciou que 530 mil profissionais da segurança pública e da educação serão imunizados já no mês de abril. Os educadores, com idade a partir de 47 anos devem receber a vacina a partir de 12 de abril.
Na educação 350 mil profissionais (rede municipal, estadual e particular) serão imunizados nas próximas semanas.
Entre eles estão professores, diretores de escolas, inspetores de alunos e demais profissionais que estão inseridos na educação, seja em creches ou escolas.
Imunização da COVID-19 para professores do Espírito Santo
Na última quinta-feira, o Governador do estado, Renato Casagrande, informou que os profissionais da segurança pública e professores serão imunizados a partir do dia 15 de abril.
“Passaremos a imunizar profissionais da segurança pública e da educação que estiverem em atividade, na linha de frente do trabalho, com reserva de 5% dos lotes que chegarão a partir desta data. Começaremos pelos profissionais com mais idade”, afirmou o governador.
Imunização da COVID-19 para professores do Paraná
Os profissionais da educação do Paraná devem ser vacinados a partir do dia 31 de maio, após o encerramento da imunização de idosos entre 60 e 69 anos. Nesse grupo estão previstas 4 milhões de pessoas.
“A ideia é fechar abril com até 60 anos vacinado e, já nesse planejamento, começar a trabalhar os demais grupos, em especial a educação e os nossos policiais, profissionais da educação. Por quê? Porque os policiais estão na linha de frente, já faz um ano, e os profissionais da educação para que possamos retomar as aulas o quanto antes, com segurança”, afirmou o governador do estado, Ratinho Junior.
Imunização da COVID-19 para professores do Distrito Federal
No DF, serão professores efetivos ou temporários, merendeiras, funcionários da limpeza e vigilância que atuam nas escolas, em um total de 50 mil pessoas,
A data do início da imunização ainda não foi divulgada, mas parece estar bem próxima, como afirmou o governador, Ibaneis Rocha.
“Nós já estamos trabalhando isso com o secretário de Educação –, teremos, sim, o retorno às aulas, porque nós vamos vacinar todos os professores e todos os educadores do Distrito Federal”, disse ele.
Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.