ESTES estados criaram plano de imunização da COVID-19 para professores

A vacinação dos profissionais da educação faz parte do projeto para acelerar a volta as aulas, como foi afirmado recentemente pelo Ministro da Educação.  Os estados de SP, ES, PR e DF já possuem planos de imunização da COVID-19 para professores.

ESTES estados criaram plano de imunização da COVID-19 para professores
ESTES estados criaram plano de imunização da COVID-19 para professores (Imagem/Reprodução: Google)

Sem a priorização, os professores serão o 15º grupo a ser vacinado, segundo o plano nacional de imunização criado pelo Ministério da Saúde.

Recentemente vimos profissionais em greve, contrários ao retorno das atividades presencias.

Uma das pautas levantadas pelos educadores é a imunização da classe, medida básica para o retorno mais seguro.

Imunização da COVID-19 para professores de São Paulo

Na última semana o Governador, João Doria, anunciou que 530 mil profissionais da segurança pública e da educação serão imunizados já no mês de abril. Os educadores, com idade a partir de 47 anos devem receber a vacina a partir de 12 de abril.

Na educação 350 mil profissionais (rede municipal, estadual e particular) serão imunizados nas próximas semanas.

Entre eles estão professores, diretores de escolas, inspetores de alunos e demais profissionais que estão inseridos na educação, seja em creches ou escolas.

Imunização da COVID-19 para professores do Espírito Santo

Na última quinta-feira, o Governador do estado, Renato Casagrande, informou que os profissionais da segurança pública e professores serão imunizados a partir do dia 15 de abril.

“Passaremos a imunizar profissionais da segurança pública e da educação que estiverem em atividade, na linha de frente do trabalho, com reserva de 5% dos lotes que chegarão a partir desta data. Começaremos pelos profissionais com mais idade”, afirmou o governador.

Imunização da COVID-19 para professores do Paraná

Os profissionais da educação do Paraná devem ser vacinados a partir do dia 31 de maio, após o encerramento da imunização de idosos entre 60 e 69 anos. Nesse grupo estão previstas 4 milhões de pessoas.

“A ideia é fechar abril com até 60 anos vacinado e, já nesse planejamento, começar a trabalhar os demais grupos, em especial a educação e os nossos policiais, profissionais da educação. Por quê? Porque os policiais estão na linha de frente, já faz um ano, e os profissionais da educação para que possamos retomar as aulas o quanto antes, com segurança”, afirmou o governador do estado, Ratinho Junior.

Imunização da COVID-19 para professores do Distrito Federal

No DF, serão professores efetivos ou temporários, merendeiras, funcionários da limpeza e vigilância que atuam nas escolas, em um total de 50 mil pessoas,

A data do início da imunização ainda não foi divulgada, mas parece estar bem próxima, como afirmou o governador, Ibaneis Rocha.

“Nós já estamos trabalhando isso com o secretário de Educação –, teremos, sim, o retorno às aulas, porque nós vamos vacinar todos os professores e todos os educadores do Distrito Federal”, disse ele.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.