O custo de um funcionário para empresa é além do salário pago pelo empregador. Mas afinal, quanto custa uma contração CLT? Confira a seguir algumas informações importantes em relação ao cálculo de custo de funcionário para empresa.
Qual é o valor de um funcionário CLT?
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) o empregador possuí obrigação de realizar o pagamento do seu funcionário e de outros direitos, como:
- Férias;
- 13º Salário;
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
- Rescisões, demissões e licenças.
Gastos com treinamentos e benefícios
Além dos direitos obrigatórios, há os encargos sociais que a empresa direciona a alguns órgãos, conforme o regime tributário que é usado.
O vale-transporte é uma obrigatoriedade coletiva, e não pode ser adicionado junto ao salário, precisa ser pago separadamente, sendo um direito que é garantido por lei.
Há a possibilidade de acontecer a troca do vale transporte pelo auxílio combustível. Porém é preciso que haja um acordo prévio entre empresa e funcionário.
Além disso, o funcionário deve abdicar do seu vale transporte e apresentar mensalmente os comprovantes que mostram seu gasto com o combustível.
Já o vale refeição e vale alimentação são analisados como opcionais e estabelecidos em acordo.
Temos também os gastos com treinamentos que vêm com o intuito de auxiliar na capacitação dos funcionários. Sendo preciso que o empregador adicione esse valor à conta para saber quanto é gasto com cada funcionário.
Além desses benefícios, caso queira, a empresa pode oferecer plano de saúde, plano odontológico, auxílio creche, entre outros. Vale ressaltar que não são uma obrigatoriedade esses benefícios.
Cálculo de custo de funcionário para empresa
Para saber o valor exato de quanto é o valor destinado ao seu funcionário, é preciso saber o regime tributário que sua empresa utiliza.
Podendo ser Simples Nacional ou Lucro Real/ Lucro Presumido:
- Simples Nacional: presente nas micro e pequenas empresas, nas quais fazem o pagamento dos impostos municipais, estaduais e federais por um único destino, sendo valores menores quando comparado às grandes empresas.
- Lucro Real ou Presumido: um dos regimes tributários mais consolidados no Brasil, compreendendo as empresas que possuem seu rendimento maior que R$3,6 milhões por ano.