Veja casos em que pessoas desempregadas precisam declarar IRPF

O período de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (IRPF) começou no dia 10 de março e irá até 30 de abril. Nesta época do ano, surgem várias dúvidas referentes a quem necessita ou não entregar a declaração, como por exemplo: quem está desempregado precisa declarar o Imposto de Renda? Saiba mais informações sobre a declaração do IR logo abaixo.

 Veja casos em que pessoas desempregadas precisam declarar IRPF
Veja casos em que pessoas desempregadas precisam declarar IRPF (Foto: FDR)

Estar ou não desempregado por si só não possui influência na obrigatoriedade de realizar a declaração do Imposto de Renda, portanto esse critério não é determinante.

Isso ocorre devido a existência de outros critérios definidos pela Receita Federal para a declaração do IRPF. Caso o contribuinte esteja desempregado e se encaixe em algum deles, mesmo que seja em somente um, é preciso declarar; se não, não será necessário. 

Não importa se o contribuinte possui ou não um emprego formal. O fator que determina se é preciso declarar o imposto de Renda é o fato de se encaixar nos critérios da Receita.

Imposto de Renda: Como declarar pela primeira vez? Aprenda em 4 MINUTOS!

Quais são os critérios para declarar o IRPF 2021?

As regras da Receita Federal para a declaração do tributo são:

Caso uma pessoa desempregada em 2020 tenha recebido rendimentos tributáveis de uma diferente fonte de renda, como pensão, em valores superiores a R$28.559,80, necessita declarar o IR.

Outro exemplo: uma pessoa que, até 31 de dezembro de 2020, possuiu imóveis, veículos e outros bens cujo valor total é acima de R$300, mesmo desempregada, precisa fazer a declaração de seus rendimentos e despesas no Imposto de Renda.

Como declarar o IR

O contribuinte pode baixar o programa gerador da declaração do IR 2021 no site da Receita Federal ou pelo celular, através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para dispositivos iOS e Android.

Sair da versão mobile