Receita Federal divulga balanço de entregas na declaração do Imposto de Renda

O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda 2021 começou no dia 1º de março e se estende até o dia 31 de abril. Segundo a Receita Federal, 15% das declarações 32,6 milhões esperadas para este ano já foram entregues até o momento.

Receita Federal divulga balança de entregas na declaração do Imposto de Renda
Receita Federal divulga balança de entregas na declaração do Imposto de Renda (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Receita Federal recebeu, até às 11h desta segunda-feira (15), 4.868.716 declarações do Imposto de Renda 2021. Isso mostra que os contribuintes estão atentos as datas e não estão deixando para fazer na última hora.

Além disso, os contribuintes que realizam o envio da declaração logo no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências têm chance de receber a restituição, caso tenha direito, mais cedo.

Porém, é importante lembrar que os idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Por isso, enviar a declaração logo no início do prazo não é garantia de receber a restituição no primeiro lote.

Quem não realiza a declaração do Imposto de Renda no prazo estipulado fica sujeito ao pagamento de multa de 1% ao mês sobre o tributo devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do IR.

Devo fazer a declaração do Imposto de Renda?

Todos os anos é o mesmo dilema, os brasileiros ficam na dúvida se devem ou não fazer a declaração do Imposto de Renda. Porém, para saber é necessário ter noção do seu rendimento anual e estar dentro de uma das seguintes situações:

A declaração do Imposto de Renda é totalmente online. Dessa maneira, ela pode ser feita no programa ou aplicativo da Receita Federal. Além disso, os contribuintes devem, antes de fazer o procedimento, escolher se vão fazer a declaração completa ou simplificada.

Imposto de Renda: Como declarar pela primeira vez? Aprenda em 4 MINUTOS!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile