Caixa tem novos planos para poupança que paga auxílio emergencial e Bolsa Família

A Poupança Social Digital da Caixa foi criada para fazer o pagamento do auxílio emergencial no ano passado. Porém, aos poucos foi sendo usado para pagar o FGTS Emergencial e agora recebe o pagamento do Bolsa Família.

Caixa tem novos planos para poupança que paga auxílio emergencial e Bolsa Família
Caixa tem novos planos para poupança que paga auxílio emergencial e Bolsa Família (Imagem: Reprodução Luis Cardoso)

O pagamento do auxílio emergencial começou em abril de 2020. Após nove meses de pagamentos o programa foi finalizado. Além disso, os trabalhadores puderam sacar o FGTS Emergencial de até um salário mínimo.

Desde dezembro de 2020, a Caixa começou a bancarizar os beneficiários do Bolsa Família. Com isso, as famílias puderam receber o valor na conta Poupança Social Digital. Essa bancarização foi escalonada e finaliza este mês.

Atualmente o banco digital possui 107 milhões de clientes. Os novos beneficiários do novo auxílio emergencial também irão receber o valor no Caixa TEM. Com isso, poderão fazer compras, pagamentos e transferências usando o cartão de débito virtual.

Além dos pagamentos dos programas assistenciais, a Caixa Econômica Federal planeja IPO no exterior. Essa iniciativa deve acontecer até 2022, segundo o presidente-executivo da Caixa, Pedro Guimarães.

Dessa maneira, a Caixa irá listar as ações do banco digital na bolsa exterior. Para fazer isso, a instituição financeira precisa da aprovação do Banco Central. É importante lembrar que o Caixa TEM já possui duas operações de mercado de capitais em andamento.

As operações são a venda de ações que detém no Banco Pan e a listagem de sua unidade de seguros Caixa Seguridade. As duas operações estão em análise na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo Guimarães, a opção Seguridade já tem muitos interessados no mercado financeiro. Porém, a instituição também quer acrescentar mais um braço de negócios na B3, o de gestão de recursos de terceiros.

Essa nova listagem deve acontecer ainda no segundo semestre deste ano. Diante disso, há muita expectativa por parte dos representantes do banco, pois acreditam que instituição tem muito a ganhar no mercado financeiro.

Os recursos adquiridos com a venda das ações já possui destino. Parte do valor arrecadado será usado para retomar pagamentos ao governo federal. De acordo com Guimarães, essa dívida é de empréstimos tomados na última década sob a forma de Instrumentos Híbridos de Capital.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.