Calendário do Caixa TEM para atualização de dados começou! Veja cronograma

Pontos-chave
  • Caixa libera cronograma para atualização do Caixa Tem;
  • Procedimento é obrigatório para segurados do auxílio emergencial;
  • Bolsa Família, FGTS e outros projetos são inclusos na ferramenta.
publicidade

Candidatos ao pagamento do auxílio emergencial em 2021 devem ficar atentos aos calendários da Caixa Econômica Federal. Na última semana, a instituição financeira informou que está aberto o período de recadastramento no Caixa Tem. O procedimento será obrigatório para determinar a triagem de inclusão dos novos segurados.

publicidade
Calendário do Caixa TEM para atualização de dados começou! Veja cronograma (Imagem: Reprodução/Google)

O auxílio emergencial foi confirmado para 2021, mas contará um corte no número total de contemplados. Dos 60 milhões que receberam o benefício em 2020, apenas 40 milhões deverão permanecer na folha de pagamento.

publicidade

Para a definição dessa triagem, a Caixa está solicitando a atualização dos dados da população no Caixa Tem.

Validação no Caixa Tem

Antes de definir quem receberá ou não o benefício, o governo federal está convocando para que todos os segurados de 2020 renovem seus cadastros no Caixa Tem.

publicidade

Somente aqueles que tiverem feito a atualização ficarão inclusos no processo de triagem para a seleção do pagamento neste ano.

O procedimento é simples e deve ser feito diretamente pelo aplicativo. Ao abrir a ferramenta, basta clicar na mensagem ‘atualização de cadastro’ e verificar se todos os informes de identificação pessoal, renda, endereço e meios de contato estão corretos. Feito isto, basta confirmar e validar o processo.

publicidade

Calendário do novo cadastro no Caixa TEM

Para organizar o tempo de renovação dos cadastrados, a Caixa Econômica criou um calendário para que as atualizações sejam feitas. O início do processo foi feito nesse domingo (14) e se estenderá até o fim de março.

Auxílio emergencial – Calendário de atualização de cadastro no Caixa Tem

mês de nascimento dia para fazer atualização
janeiro 14 de março (DOM)
fevereiro 16 de março (TER)
março 18 de março (QUI)
abril 20 de março (SAB)
maio 22 de março (SEG)
junho 23 de março (TER)
julho 24 de março (QUA)
agosto 25 de março (QUI)
setembro 26 de março (SEX)
outubro 29 de março (SEG)
novembro 30 de março (TER)
dezembro 31 de março (QUA)

Fonte: Caixa Econômica Federal

Sobre a triagem e seleção no auxílio

A Caixa reforça que o processo de atualização não garantirá a inclusão do brasileiro no recebimento do abono. Segundo a instituição, a renovação dos dados será necessária para que o ministério da cidadania faça o acompanhamento da situação de todos os vinculados.

Juntamente com a equipe da Receita Federal é que o governo definirá os novos contemplados. Os critérios de inclusão levam em consideração especialmente a situação de renda da população e a estrutura familiar.

publicidade

Ao todo, espera-se que cerca de 40 milhões de pessoas, incluindo os segurados do Bolsa Família, participem dessa nova rodada.

Calendário do Caixa TEM para atualização de dados começou! Veja cronograma (Imagem: Reprodução/Google)

Avaliação de outros programas

Por fim, o banco relembrou ainda que a atualização não deve ser feita apenas pelo auxílio emergencial. O Caixa Tem passou a ser utilizado também para o pagamento de outros abonos e benefícios como o Bolsa Família, FGTS e PIS/PASEP. Isso significa dizer que a não validação pode invalidar o acesso nesses projetos.

“A Conta Poupança Social Digital foi aberta para o pagamento dos benefícios emergenciais que ajudaram a reduzir os impactos causados pela pandemia na economia brasileira. Desde o dia 22 de outubro de 2020, com a sanção pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, da Lei nº 14.075/2020, o uso da Conta Poupança Social Digital foi ampliado para o pagamento de diversos outros benefícios sociais e previdenciários.

Além do Auxílio Emergencial, a Poupança Social Digital também garantiu o pagamento do Saque Emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Desde dezembro de 2020, os beneficiários do Programa Bolsa Família e do Abono Salarial PIS (Programa de Integração Social) também estão sendo contemplados com a Poupança Social Digital e começaram a poder contar com as facilidades do CAIXA Tem”, explica o banco em comunicado.

Para mais informações sobre a utilização do Caixa Tem, fique de olho em nosso portal. Nele, você pode conferir todos os calendários e regras de concessão dos benefícios citados.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 5

publicidade
Calendário do Caixa TEM para atualização de dados começou! Veja cronograma

RedaçãoRedação
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.