Bolsa Família cai na poupança digital para 3 milhões de pessoas esse mês

Desta quinta-feira, 18, em diante, cerca de três milhões de beneficiários do programa Bolsa Família receberão o valor através de conta poupança social digital. A conta se trata daquela movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem, criado no ano passado com o objetivo de viabilizar os pagamentos do auxílio emergencial

Bolsa Família cai na poupança digital para 3 milhões de pessoas esse mês
Bolsa Família cai na poupança digital para 3 milhões de pessoas esse mês. (Imagem: Reprodução/Google)

Vale mencionar que os modelos anteriores e tradicionais de saque do benefício, como pelo cartão do Bolsa Família ou o Cartão Cidadão, continuam valendo. Sendo assim, a abertura das contas poupanças sociais digitais funcionam apenas como um complemento para evitar o contato social em meio à pandemia. 

Outro fator que deve ser observado é que, este novo modelo de movimentação do recurso não obriga o beneficiário a realizar o saque integral do valor pago. O saldo disponível pode ser utilizado em compras ou para efetuar o pagamento de boletos no próprio aplicativo do Caixa Tem

Lembrando que esta se trata da quarta e última etapa do programa que promove a bancarização do Bolsa Família. Este processo tem sido responsável pela abertura de, aproximadamente, nove milhões de titulares do programa de transferência de renda que até então não possuíam nenhum vínculo bancário. 

Seguindo o cronograma estabelecido, os primeiros a serem contemplados pela abertura das contas poupanças serão aqueles com o dígito final do NIS em 1 e 2, nos dias 18 e 19 de março, respectivamente.

Além do mais, o grupo prioritário dos Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (PBF), também terão a conta digital deste mês em diante.

No que compete aos beneficiários com o dígito final do NIS em 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0, é importante lembrar que estes já tiveram as contas ativadas nas três etapas anteriores ao programa de bancarização. O processo ocorreu entre os meses de dezembro a fevereiro. 

Ferramentas do Caixa Tem 

A conta poupança social digital do Caixa Tem foi criada em 2020, contemplando cerca de 100 milhões de brasileiros aprovados pelo auxílio emergencial. Entretanto, com o decorrer dos meses e gravidade da situação da pandemia da Covid-19, outros benefícios também passaram a ser disponibilizados pelo aplicativo. 

Neste sentido, o Ministério da Cidadania junto à Caixa Econômica Federal (CEF), deu início ao processo de migração dos beneficiários do Bolsa Família, para que também pudessem ser contemplados pela nova proposta.

A conta poupança social digital do Caixa Tem, não prevê a cobrança de nenhuma tarifa mensal de manutenção e autoriza uma movimentação na margem de R$ 5 mil. 

O saldo depositado no Caixa Tem pode ser utilizado em compras com máquinas de cartão, como em supermercados, padarias, farmácias, entre outros estabelecimentos.

Nessas situações, o pagamento pode ser efetuado via QR Code ou por cartão de débito virtual. Também é possível pagar boletos de despesas fixas mensais, além da opção “Pagar na Lotérica”, transferências e PIX.

Calendário Bolsa Família 2021

NIS final 1 = 18 de janeiro; 11 de fevereiro; 18 de março; 16 de abril; 18 de maio; 17 de junho; 19 de julho; 18 de agosto; 17 de setembro; 18 de outubro; 17 de novembro e 10 de dezembro.

NIS final 2 = 19 de janeiro; 12 de fevereiro; 19 de março; 19 de abril; 19 de maio; 18 de junho; 20 de julho; 19 de agosto; 20 de setembro; 19 de outubro; 18 de novembro e 13 de dezembro.

NIS final 3 = 20 de janeiro; 17 de fevereiro; 22 de março; 20 de abril; 20 de maio; 21 de junho; 21 de julho; 20 de agosto; 21 de setembro; 20 de outubro; 19 de novembro e 14 de dezembro.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.