O Banco Central (BC) adiou novamente o início do funcionamento do Pix Cobrança para pagamentos com vencimento. Esta funcionalidade permitirá que empresas ou microempreendedores emitam um Pix por QR Code para pagamentos futuros, como um boleto.
A Instrução Normativa, publicada nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União, determina que os participantes do Pix, enquadrados na modalidade provedor de conta transacional, estejam aptos para oferecer aos usuários finais a leitura de QR Code para pagamentos com vencimento até o dia 14 de maio.
O regulamento anterior estabelecia que o prazo para a implementação da nova funcionalidade seria no dia 15 de março. Anteriormente ao último adiamento, o prazo determinado era dia 4 de janeiro.
Outra mudança realizada foi com relação ao prazo para que os participantes do sistema Pix, que já ofertam o Pix Cobrança, necessitem concluir as etapas de validação de QR Codes. O prazo passou do dia 14 de março para 30 de abril deste ano.
Pix por QR Code para pagamentos futuros funciona como um boleto
O Pix Cobrança para pagamentos com vencimento possibilita que empresas e microempreendedores emitam uma fatura para débito posterior. Sendo assim, possui um funcionamento semelhante à emissão de um boleto.
Na emissão, o comerciante poderá incluir informações de juros, multas e descontos, além do valor. Em vez de utilizar um código de barras convencional, esta nova funcionalidade utiliza a tecnologia QR Code.
Atualmente, o Pix está limitado à geração de QR Code para pagamentos imediatos. Para esta modalidade, há necessidade de saldo disponível na conta. Este recurso funciona no momento que o consumidor aponta o celular para o QR Code, de forma a concluir a operação.
O sistema Pix
O Pix é um sistema de pagamento criado pelo Banco Central que possibilita a transferência de recursos em poucos segundos. Este meio de pagamento funciona a qualquer hora ou dia. O sistema foi lançado em novembro do ano passado e possibilita operações financeiras de forma mais prática e segura.
Este meio de pagamento foi criado para ser mais amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito por diferentes meios tradicionais, poderá ser realizado com o Pix, por meio do uso do aparelho celular.