A Receita Federal anunciou que os contribuintes poderão receber a restituição do Imposto de Renda em conta digital. Esta novidade acompanha o crescimento dos bancos digitais no país. Com essa novidade, o dinheiro da restituição do IRPF poderá ser depositado em conta de fintechs como Nubank e PicPay.
Uma das novidades do Imposto de Renda deste ano é a possibilidade de selecionar contas de pagamento para crédito de restituição. Até o ano passado, os contribuintes que tinham valores a receber tinham que indicar uma conta corrente ou poupança tradicionais.
Dessa forma, o contribuinte passa a ter três opções de escolha: conta corrente, poupança e conta pagamento, que são as contas digitais. A conta pagamento é uma plataforma administrada por fintechs como Nubank, PicPay e PagSeguros.
Por meio dela os usuários podem efetuar operações bancárias de forma digital e com menos tarifas. Recentemente, as fintechs têm crescido cada vez mais por conta destes e outros diferenciais. Essas empresas são voltadas para a tecnologia e mercado financeiro.
Como escolher uma conta digital para receber a restituição do IRPF
Para escolher uma conta digital para o recebimento da devolução do imposto pago, antes de enviar a declaração do Imposto de Renda 2021, o contribuinte deverá selecionar a opção “Resumo da declaração” — presente no menu esquerdo da tela. Em seguida, será preciso clicar em “Cálculo do Imposto”.
Nesta parte, aparecerá se o declarante possui algum valor a ser restituído. Caso tenha alguma quantia a receber, a pessoa deverá preencher os dados da conta na aba “Informações Bancárias”.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2021
A restituição do imposto acontece quando o recolhimento é maior do que o devido. Com isso, a Receita Federal devolve essa parte que o contribuinte pagou a mais.
De acordo com o cronograma definido, as restituições do IRPF começam a ser pagas em maio. A prioridade no recebimento será para os idosos, portadores de deficiência, portadores de doenças graves e professores. Os pagamentos serão divididos em cinco lotes, seguindo estas datas:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro