Declaração do Imposto de Renda pode ser completa ou simplificada; qual melhor opção?

O período para entrega da Declaração do Imposto de Renda já começou e uma dúvida comum é sobre o modelo que cada contribuinte deve utilizar: simplificado ou completo. Isto vai depender das despesas que cada contribuinte tem para deduzir.  Entenda.

Declaração do Imposto de Renda pode ser completa ou simplificada; qual melhor opção?
Declaração do Imposto de Renda pode ser completa ou simplificada; qual melhor opção? (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Caso tenha filhos como dependentes, gastos com escolas particulares, plano de saúde e ainda contribui com a previdência privada, o modelo completo tende a ser a melhor escolha. 

Todos esses gastos são dedutíveis, ou seja, podem ser abatidos do imposto devido. Os gastos com saúde não possuem um limite de valor para dedução, mas precisam ser devidamente comprovadas.

Já para contribuintes sem filhos, que não possuem gastos com educação nem com saúde, é provável que o modelo simplificado seja mais vantajoso. Nesse modelo, o programa de preenchimento da declaração aplica um desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo do imposto, limitado a R$ 16.754,34.

Qual modelo eu preencho?

Em anos anteriores, o contribuinte encontrava dois formulários diferentes para preencher: um para o modelo simplificado e outro para o completo. Era necessário fazer a simulação com os dois formulários, inserindo as mesmas informações o que acabava fazendo o contribuinte se confundir.

Atualmente o processo é mais simples sendo necessário preencher apenas um formulário. Porém, continua valendo a regra tributária de cada um dos modelos, completo ou simplificado.

Os especialistas orientam que é necessário preencher os campos da declaração como se estivesse fazendo o antigo modelo completo, com todos os dados disponíveis, em especial as despesas ligadas a educação, saúde, pagamento de pensão alimentícia e contribuição para previdência privada.

Programa mostra melhor modelo para o contribuinte 

Se você não tem certeza de qual modelo usar, fique tranquilo. Ao inserir as suas informações detalhadas e também os gastos dedutíveis, o próprio programa da declaração, vai te revelar qual opção te fará pagar menos impostos ou ter mais impostos a receber.

Após preencher todos os campos da declaração, especialmente as rendas obtidas e as despesas realizadas, consulte a janela “Opção pela Tributação”, no canto inferior esquerdo do programa.

O programa de preenchimento do IR vem por definição, com a opção selecionada pela tributação “por deduções legais”, que corresponde ao modelo completo. 

Porém, se a opção “por desconto simplificado” apontar menos imposto ou uma restituição maior. Clique nela e o programa irá desconsiderar as despesas informadas e aplicará o desconto padrão de 20% no cálculo do imposto.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.