Bolsonaro prevê reforma do Bolsa Família para julho de 2021; saiba o que muda

Bolsonaro adia planos de renovação do Bolsa Família. Na última semana, o presidente da república informou que o projeto de renovação pelo BF, que incluiria o aumento no valor da mensalidade básica e a criação de novos abonos, terá que ficar suspenso devido as novas parcelas do auxílio emergencial. De acordo com sua nova agenda, tais implementações deverão ser feitas a partir de julho.

Bolsonaro prevê reforma do Bolsa Família para julho de 2021; saiba o que muda (Imagem: Evaristo Sa/AFP)

Enquanto o governo federal trabalha para definir como funcionarão as novas parcelas do auxílio emergencial, o presidente Jair Bolsonaro já se antecipou suspendendo, temporariamente, a renovação do Bolsa Família.

O plano de ação que deveria ser iniciado em março, foi remarcado devido a questões orçamentárias.

Presidente questiona urgência do auxílio

Em uma live feita na sua página do Facebook, Bolsonaro informou que a suspensão das correções pelo Bolsa Família é integralmente de responsabilidade do auxílio emergencial. De acordo com ele, é inviável manter a manutenção dos dois projetos simultaneamente.

A gente espera, no final dos 4 meses, ter uma nova proposta para o Bolsa Família. Como é que vai ser o Bolsa Família a partir de julho. Essa que é a nossa intenção e trabalhamos nesse sentido”, disse, ao lado do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

O chefe do Executivo informou ainda que vem conversando com demais representantes de sua equipe na Câmara e no Senado para garantir que as decisões serão tomadas em conjunto.

Não vai ser só eu e a equipe econômica, vai junto com o Legislativo também para que, na ponta da linha, aquilo seja honrado por todos nós”, declarou. Bolsonaro voltou a dizer que a capacidade de endividamento do governo está no limite.

Inscrições Bolsa Família 2021: Cadastro & Regras (ATUALIZADO)

Como será a renovação pelo Bolsa Família

A primeira grande medida a ser implantada seria o aumento das mensalidades básicas que deixarão de ser de R$ 190 para R$ 200.

Além disso, o gestor deseja ainda criar abonos específicos para crianças e adolescentes com um bom rendimento escolar. Sendo eles:

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile