Lotéricas e Poupatempo funcionam no feriado de Carnaval com fechamento dos bancos

Por conta da pandemia, este ano não haverá comemoração de carnaval. Mesmo assim, alguns serviços possuem seu funcionamento afetado por conta da data. Os serviços de coleta de lixo continuam funcionando normalmente, e o mesmo acontece com as casas lotéricas e com as unidades do Poupatempo. Apenas os bancos terão dois dias sem abrir.

Lotéricas e Poupatempo funcionam no feriado de Carnaval com fechamento dos bancos
Lotéricas e Poupatempo funcionam no feriado de Carnaval com fechamento dos bancos (Imagem: Edson Lopes Jr/A2 Fotografia/Divulgação)

Por orientação da Febraban, as agências bancárias ficam fechadas nesta segunda (15) e terça-feira (16), mas voltam na quarta a partir do meio dia. Vale lembrar que pode haver variação de horário em cada localidade.

Se os bancos não vão funcionar, quais as opções para pagamento de contas?

A grande dúvida das pessoas é em como pagar as contas nesses dois dias. Afinal, os bancos não estarão em pleno funcionamento e isso prejudica quem tem pagamentos para serem feitos nestas datas.

Vale lembrar que quando uma conta vence em um feriado ou fim de semana, é possível pagá-la no primeiro dia útil após o prazo. Veja abaixo algumas opções para não deixar de pagar:

Utilize o PIX

Para muitos o PIX ainda é uma novidade, mas podemos dizer que tem sido muito útilo. Afinal, ele funciona 7 dias, 24 horas por dia, mesmo em domingo e feriados. Nesse caso não é preciso esperar compensação e as transações são feitas de forma imediata.

Lotéricas

Como citamos, as unidades lotéricas vão funcionar normalmente e por isso é possível pagar algumas contas nestes estabelecimentos. Mas lembre-se que existe um limite de valor que pode ser pago.

Supermercados

Alguns supermercados aceitam o pagamento de contas, mas nesses casos são apenas as tradicionais: luz, telefone, água, gás, etc. Verifique o horário em que esses locais aceitam os pagamentos.

Esse ano o carnaval será feriado?

Como citamos, a pandemia afetou o carnaval em diversos estados e municípios, pois em muitos lugares a data não será de descanso. Prefeitos e governadores cancelaram a data para evitar festas e aglomerações durante esse período.

Para saber se o funcionário é obrigado a trabalhar, é preciso entender como cada cidade e/ou estado decretou a data. Algumas cidades ganharam autonomia para que os patrões tomem essa decisão.