PIX traz novidades e NOVAS funções a partir deste ano; confira todas elas!

Desde novembro do ano passado, o sistema Pix foi lançado no país e tem facilitado a vida de milhões de brasileiros. Para 2021, o Banco Central (BC) anunciou que o sistema de pagamentos oferecerá ainda mais funções a serem utilizadas. Confira as novidades que acontecerão ao longo do ano.

Pix traz novidades e novas funções a partir deste ano; confira todas elas!
Pix traz novidades e novas funções a partir deste ano; confira todas elas! (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Por meio do Pix, a população ganhou uma alternativa mais prática para realizar as operações financeiras. O sistema possibilita transações em até 10 segundos. A plataforma funciona durante 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Na última quinta-feira (28), o diretor de organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, anunciou novos produtos que serão integrados ao Pix durante 2021. O foco para este ano serão os recursos considerados mais urgentes.

Saque com Pix

O usuário poderá retirar dinheiro, por meio do sistema de pagamentos, em estabelecimentos comerciais ou em caixas eletrônicos. Ao realizar uma transferência usando o Pix, o saque poderá ser feito no estabelecimento.

Já pelo caixa, a pessoa poderá fazer o pagamento de um valor maior para retirar a diferença. Para o Banco Central, esta novidade poderá ser vantajosa ao consumidor e varejista. O consumidor terá mais opções de saque e o varejista terá menos numerário em caixa.

Pagamento por aproximação

Por meio do celular em uma maquininha de cartão, o usuário poderá realizar pagamentos por aproximação, também conhecido como contactless. O valor será debitado pelo Pix.

Integração de contatos

O recurso possibilitará a integração do aplicativo da instituição financeira com a lista de contatos dos usuários. A identificação será dos contatos nos smartphones que possuem chave Pix registrada no sistema de pagamentos.

Mecanismo de devolução de recursos em caso de fraude

Caso o prestador de serviço suspeitar de golpe ou de falha operacional no sistema das instituições participantes, a quantia transferida poderá ser devolvida. Esta funcionalidade trará maior segurança aos usuários e maior eficiência no processo de devolução de recursos creditados indevidamente.

Conta salário

O usuário poderá movimentar a conta salário pelo sistema Pix. Sendo assim, não haverá necessidade de realizar TED ou DOC.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.