As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem Digital) continuam no próximo domingo (7). Os estudantes vão usar computador nos locais de prova para resolver questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, com cinco horas de duração.
Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13 horas, no horário de Brasília. Esta é a primeira vez que o Enem é aplicado no formato digital e a intenção é torná-lo 100% digital até 2026.
Ao todo, foram disponibilizadas 100 mil inscrições e 96.086 pessoas confirmaram a participação.
Como será o segundo dia do Enem Digital?
As medidas de segurança em relação à pandemia do novo coronavírus são as mesmas da edição impressa do exame. O número de estudantes por sala foi reduzido para garantir o distanciamento e o uso de máscaras foi obrigatório durante todo o tempo de realização da prova.
Além disso, todos os locais de aplicação disponibilizaram álcool em gel para desinfecção. Participantes da versão digital com sintomas de Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação até sábado (6), com comprovação por laudo médico.
A solicitação deve ser feita pela Página do Participante. A reaplicação está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro e será na versão impressa para todos os candidatos. O Enem foi suspenso no estado do Amazonas e o impresso em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO).
A decisão considerou os impactos da pandemia nessas localidades e o perigo de contágio entre os candidatos e fiscais. Esses estudantes também poderão fazer as provas na reaplicação. De acordo com o Ministério da Educação, 20 ações judiciais foram abertas em todo o país, contrárias à realização do exame.
Além da covid-19, podem solicitar reaplicação participantes com doenças como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.
A divulgação do resultado das duas versões do Enem 2020 está prevista para 29 de março. O Sisu 2021.1 deve ser aberto em seguida.