INEP autoriza reaplicação do ENEM Digital 2020; veja como pedir para participar

Após alta abstenção, estudantes que perderam a aplicação do ENEM Digital 2020 poderão solicitar a reaplicação do exame. As provas acontecerão nos dias 23 e 24 de fevereiro.

INEP autoriza reaplicação do ENEM Digital 2020; veja como pedir para participar
INEP autoriza reaplicação do ENEM Digital 2020; veja como pedir para participar (Imagem/Reprodução: Google)

O primeiro dia de provas do ENEM Digital 2020 aconteceu no último domingo e apresentou alto índice de abstenções, 68,1%. Entre os estados brasileiros, o que mais teve participantes faltantes foi São Paulo, que tinha 28.625 inscritos, mas 21.153 faltaram.

Quem tem direito a reaplicação do ENEM Digital 2020?

As situações previstas que dão direito ao estudante de participar da reaplicação são:

  • Desastres naturais que interfiram na aplicação;
  • Falta de energia elétrica;
  • Falha no dispositivo eletrônico (leitor de tela) de quem solicitou e comprovou a necessidade dele;
  • Erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador.

Além dessas situações, estão os estudantes que tiveram o diagnóstico de COVID-19 ou outras doenças infectocontagiosas.

Nesse caso, as solicitações já foram feitas na véspera de aplicação da prova. 174 estudantes fizeram essa solicitação para o primeiro dia de provas e 118 foram deferidas (aceitas).

Vale lembrar que fazer o pedido de participação na reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio Digital não garante a participação, pois as solicitações passam por analise e só depois o resultado é divulgado.

Como solicitar a reaplicação do ENEM Digital 2020?

Entre os dias 8 e 12 de fevereiro os estudantes deverão acessar a Página do Participante, e fazer a solicitação de reaplicação do exame.

Como os pedidos passam por análise, os candidatos devem explicar detalhadamente o que o impediu de participar do Enem Digital 2020. Não são cobradas taxas extras para essa participação.

Problemas durante o primeiro dia de ENEM Digital 2020

Diversos estudantes relataram problemas com a aplicação das provas e o próprio INEP confirmou o problema com seus servidores.

Os estudantes relataram que a prova demorou a iniciar o que mexeu bastante com o emocional deles.

Já na véspera do exame, estudantes de Macapá foram informados de que as provas estavam suspensas, pois o Ifap pela Defesa Civil do Amapá, único local de aplicação do exame no município, foi interditado.

Também teve estudante sendo dispensado da prova. Agora, todos eles podem solicitar a reaplicação.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.