Cuidado! Fake news espalha falso calendário de vacinação da Covid-19 em São Paulo

Falso cronograma de vacinação vem sendo anunciado em São Paulo. Nessa semana, o governo do estado emitiu um alerta sobre as datas para quem for tomar a medicação contra o novo coronavírus. Um calendário fake está sendo compartilhado na internet, alterando a organização inicial determinada pela Secretaria de Saúde.

Cuidado! Fake news espalha falso calendário de vacinação da Covid-19 em São Paulo (Imagem: Reprodução/Google)
Cuidado! Fake news espalha falso calendário de vacinação da Covid-19 em São Paulo (Imagem: Reprodução/Google)

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus foi iniciada em todos os estados brasileiros. No entanto, devido a relevância do assunto há falsas notícias sendo compartilhadas com a finalidade de instaurar um novo caos no sistema. Em São Paulo, falsas datas bagunçam o cronograma oficial da Secretaria de Saúde.

Calendário falso de vacinação

Nos últimos dias, circula na internet uma nova tabela com datas para que a medicação seja tomada por pessoas de faixa etária entre 0 e 28 anos. Segundo o cronograma, o grupo passaria a ser vacinado ao longo das próximas semanas.

Ciente da situação, o governo estadual informou que a noticia é irreal e não condiz com os planos da gestão pública. Nesse momento, prioritariamente, a vacina só poderá ser adquirida por grupos específicos com os profissionais de saúde e idosos.

A gestão informou ainda que as datas oficiais da campanha de vacinação já firam disponibilizadas desde o mês de dezembro e não deveram ser modificadas. A decisão foi tomada com base ainda nos informes estabelecidos pelo Ministério da Saúde e deverá ser mantida.

Menores de idade não deverão ser medicados

O governador, João Dória, ressaltou ainda que nesse momento não há previsão para a vacinação dos menores de idade. Isso porque, o grupo não se encontra na zona de risco de infecção da pandemia.

De modo geral, crianças, adolescentes e adultos que não apresentem doenças crônicas deverão ser os últimos vacinados.

Pré-cadastro pode roubar dados

Ao receber as imagens com o suposto novo calendário, os cidadãos vêm sendo convidados para criar um pré-cadastro. É importante ficar atento, pois o link não está vinculado ao governo de São Paulo e pode gerar futuros problemas mediante o uso incorreto dos dados da população.

Desse modo, a secretaria de saúde reforça para que todas as informações e dúvidas sobre a campanha de vacinação sejam esclarecidas diretamente com as fontes oficiais do governo.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile