Detran-PE inicia vacinação da Covid-19 em sistema delivery; saiba como receber

O Departamento de Trânsito de Pernambuco deu início a vacinação da Covid-19 pelo formato delivery. Para isso, disponibilizaram agentes e viaturas para vacinação de idosos a partir de 85 anos, acamados e que moram em locais de difícil acesso.

Detran-PE inicia vacinação da Covid-19 em sistema delivery; saiba como receber
Detran-PE inicia vacinação da Covid-19 em sistema delivery; saiba como receber (Imagem: Reprodução/Google)

O sistema de vacinação delivery teve início na última terça-feira (02) nas que moram em locais de difícil acesso. O Detran-PE já estava atuando no sistema drive-thru para vacinação de idosos contra a Covid-19.

A nova fase de vacinação faz parte da operação “Segundos que Salvam vidas”, que conta com a participação de agentes de trânsito e viaturas. O intuito é de ajudar na vacinação de idosos com 85 anos ou mais, acamados e que moram em locais de difícil acesso.

Quatro equipes foram mobilizadas para atuarem à disposição da Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 16h. De acordo com Anderson Moraes, chefe de fiscalização do Detran-PE, a ideia é que a operação dure durante toda a campanha de vacinação.

Segundo Anderson, a área da saúde necessita desse reforço, já que a locomoção é difícil, principalmente em regiões de difícil acesso. Por isso, os agentes de trânsito, pela experiência de locomoção com a viatura, vêm a contribuir para a operação.

Diante disso, completa Moraes, a vacina chega mais rápida e, com isso, a campanha de vacinação da Covid-19 pode ser desenvolvida de forma mais fluída e sem atrasos.

Além disso, é uma forma de atender as pessoas que tem dificuldade de locomoção ou moram em lugares muito afastados, seja para levá-las aos postos de saúde ou até mesmo o drive.

O diretor de fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins, também explicou sobre a campanha e falou que todos os pontos de drive-thru de vacinação da Covid-19 possui o caminhão do Detran Itinerante que tem gerador próprio, frigobar (para conservação das vacinas) e banheiro.

Além disso, o Detran-PE dispõe de viaturas para organizar o trânsito nos pontos de vacinação, com o intuito de evitar aglomerações, demora na vacina e prevenção do Coronavírus.

Diante disso, segundo Lins, o Departamento de Trânsito do estado vem contribuindo de forma muito positiva para essa fase da Campanha de vacinação de Pernambuco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.