Inscrições da CNH Social DF 2021 começam neste mês; veja como participar

A CNH Social DF 2021 disponibilizará cinco mil vagas a partir deste mês. As inscrições do Programa Habilitação Social do GDF serão feitas pelo portal do Detran-DF, e começarão a partir do dia 15 de fevereiro até o dia 16 de março de 2020.

Inscrições da CNH Social DF 2021 começam neste mês; veja como participar
Inscrições da CNH Social DF 2021 começam neste mês; veja como participar (Imagem: Reprodução/Google)

O Programa Habilitação Social do GDF tem como objetivo formar, qualificar e habilitar profissionais condutores de veículos automotores no Distrito Federal. O edital de 2021 foi publicado, no Diário Oficial do Distrito Federal, na última segunda-feira (1º).

No documento são apresentados as diretrizes, os critérios, as normas e os procedimentos operacionais do Programa Habilitação Social do Governo do Distrito Federal. De acordo com o edital, serão disponibilizadas 5 mil vagas, distribuídas para todo o DF.

As vagas são divididas em dois grupos, sendo 60 % para o projeto Estudante Habilitado e 40% para o projeto Cidadão Habilitado. Além disso, esse quantitativo segue as seguintes divisões, de acordo com a categoria:

  • 40% primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) “A” ou “B”;
  • 20% adição das categorias A ou B;
  • 20% alteração para as categorias C, D ou E;
  • 10% para renovação da CNH;
  • 10% para CNH definitiva.

O processo seletivo conta com três etapas, sendo a inscrição online no portal do Detran-DF até o dia 16 de março, a seleção dos candidatos inscritos e o processo de habilitação. Cada etapa é classificatória e eliminatória.

A CNH Social DF 2021 garante o curso, treinamento e emissão do documento de forma totalmente gratuita para candidatos inscritos em programas de assistência social, ou seja, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Dessa maneira, beneficiará estudantes e cidadãos acima de 18 ou 21 anos, conforme a categoria da habilitação, que residem no Distrito Federal, há, pelo menos, dois anos.

O Programa da CNH Social atende todas as categorias de habilitação, incluindo a categoria “A” para motos, categoria “B” para automóveis leves, caminhões “C” e, por fim, a categoria “D” para ônibus ou micro-ônibus.

O Programa Habilitação Social do GDF é de autoria do Governo do Distrito Federal, com o intuito de incluir os cidadãos no mercado de trabalho, sendo votado em segundo turno na Câmara Legislativa em abril de 2020. Todo o custo do projeto será custeado pelo Fundo de Trânsito do DF.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.