CNH Digital: Como baixar app, criar sua conta e usar serviços

Os motoristas contam com uma facilidade para portar a Carteira Nacional de Habilitação: a CNH Digital. Por meio desse recurso, não há necessidade de carregar o documento físico ao conduzir o veículo, pois a versão digital pode ser baixada no celular. Descubra como ter acesso à CNH Digital.

CNH Digital: Como baixar app, criar sua conta e usar serviços
CNH Digital: Como baixar app, criar sua conta e usar serviços (Imagem: Andre Borges/Agência Brasília)

O motorista pode ter acesso à CNH Digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Essa versão virtual possui a mesma validade do documento físico. Dessa forma, será possível apresentar a versão pelo celular em uma abordagem policial.

A funcionalidade possui integração com o portal eletrônico do governo federal. Par ter a cesso à CNH Digital, o motorista precisa ter a CNH física na versão mais recente — emitida a partir de maio 2017, que conta com um QR Code na parte interna do documento.

Como acessar o sistema e obter a CNH Digital

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito — disponível para os sistemas Android e iOS;
  2. Ao entrar no aplicativo, realize o cadastro de usuário no próprio sistema. Para que o portal possa acessar os dados, clique em “Autorizar”;
  3. Após realizar o cadastro, selecione a opção “Habilitação” e clique em “Toque aqui para adicionar a sua CNH”. O usuário encontrará três possibilidades — validação pelo celular (validação facial), certificado digital (portal de serviços Denatran), sem certificado digital (validação de balcão Detran);
  4. Ao escolher a opção de validação pelo celular, será necessário realizara prova de vida pelo reconhecimento facial. Clique em “conceder” para que o aplicativo possa utilizar a câmera;
  5. Selecione a opção “Vamos começar?” e direcione a câmera do celular para ler o QR Code presente na parte interna do documento físico;
  6. Siga os próximos passos para efetuar o reconhecimento facial;
  7. Insira o CPF do tempo da emissão da CNH física e o número do celular com o DDD;
  8. Clique em “Concluir” e crie uma senha para acessar a CNH Digital. Caso o smartphone tenha leitor de digital, também poderá ser usado nessa etapa. Com isso, a Carteira Digital de Trânsito está disponível para acessar no aplicativo.

Pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, o motorista tem acesso a diversos recursos, além da CNH Digital. Todos os documentos para conduzir o veículo podem ser encontrados. As notificações essenciais de segurança também estão presentes na plataforma.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.