Carteira de Trânsito Digital: Aprenda a baixar app e usar serviços ONLINE

Pontos-chave
  • A Carteira de Trânsito Digital foi criada em 2019, com o intuito de oferecer aos condutores a CNH Digital e diversos serviços digitais;
  • Esse aplicativo partiu da CNH Digital e já conta com mais de 10 milhões de usuários;
  • A primeira novidade será o serviço de “Real Infrator” que permitirá indicar o condutor que foi multado.

O Denatran traz mais uma novidade digital para os condutores, pois agora conta com a Carteira de Trânsito Digital. Esse aplicativo partiu da CNH Digital e já conta com mais de 10 milhões de usuários.

Carteira de Trânsito Digital: Aprenda a baixar app e usar serviços ONLINE
Carteira de Trânsito Digital: Aprenda a baixar app e usar serviços ONLINE (Imagem: Reprodução/Google)

A Carteira de Trânsito Digital foi criada em 2019, com o intuito de oferecer aos condutores a CNH Digital e diversos serviços digitais, consulta de multas, pagamento de multas com até 40% de desconto e alerta sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação.

Além da CNH o app também permite o acesso ao documento do veículo, sendo assim, uma forma segura de sempre estar com os documentos em mãos. Os documentos digitais tem a mesma validade que o impresso, podendo, até mesmo, compartilhar o documento digital do veículo com outras pessoas que o utilizam.

O CDT, como é conhecido, foi escolhido como o melhor aplicativo de serviços do governo federal, segundo votação popular realizada pelo iBest que premia as iniciativas digitais desenvolvidas no Brasil.

Com tantos acessos, o Denatran decidiu investir na ferramenta e trazer novos recursos e melhorias. Com isso, no primeiro semestre de 2021, segundo o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro, o aplicativo terá duas novas funções.

Como baixar e usar o aplicativo Carteira de Trânsito Digital

Para usar é necessário que a CNH possua um QR Code na parte de trás. Tendo esse código, basta baixar o aplicativo no celular. E importante lembrar que o app está disponível para o sistema Android e iOS.

Depois de baixar e instalar será necessário fazer o acesso através do login do Gov br. Depois dessa etapa, você deve apontar a câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua Carteira Nacional de Habilitação e, em seguida, tirar uma foto dentro do aplicativo.

A plataforma irá conferir a foto tirada com a foto que está no banco de dados do Detran. Após a análise, você terá que confirmar o CEP cadastrado no DETRAN do estado de sua habilitação. Com tudo certo, o aplicativo Carteira de Trânsito Digital irá gerar a CNH Digital.

Para gerar o documento do veículo na versão digital, será preciso informar o número do Renavam. Esse dado está disponível parte superior do documento do carro e do código de segurança do CRV. Após isso, o app irá gerar o documento automaticamente.

Real Infrator na Carteira de Trânsito Digital

A primeira novidade será o serviço de “Real Infrator” que permitirá indicar o condutor que foi multado. Com isso, a multa gerada será direcionada para quem realmente cometeu. Essa função estará disponível no primeiro trimestre do ano.

Carteira de Trânsito Digital: Aprenda a baixar app e usar serviços ONLINE
Carteira de Trânsito Digital: Aprenda a baixar app e usar serviços ONLINE (Imagem: Reprodução/Google)

“O carro está no seu nome. Aí, no fim de semana você empresta para um primo e ele é multado. Nesses casos, será possível indicar quem levou a multa. Um usuário envia o comando a outro, eles conversam e indicam o real infrator pelo aplicativo”, explica o diretor-geral.

Transferência de veículos

A segunda novidade será a transferência de veículos. Essa função estará disponível até o mês de junho, segundo Carneiro. Porém, para usar essa função será necessário estar cadastrado na Carteira de Trânsito Digital.

A expectativa é que as transferências possam ser feitas em poucos segundos, quase que instantâneo, já que os Detrans estão conectados na plataforma. O intuito do Departamento Nacional de Trânsito é desburocratizar os seus serviços.

Exame toxicológico

O Denatran também está estudando a possibilidade de incluir o exame toxicológico ao aplicativo, disponibilizando uma área da Carteira Digital de Trânsito para os motoristas profissionais, nas categorias C, D e E.

Segundo Frederico, a ideia é que a nova função tenha geolocalização e a lista de empresas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito. Dessa maneira, os condutores acessam o app e verificam o laboratório mais próximo. O resultado do exame sairá no aplicativo, assim como a sua validade.

Contato do Ministério da Infraestrutura

Para mais informações ou em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões entre em contato pela Central de Serviços: 0800 728 2324. Quem preferir também pode entrar em contato pelo site do Ministério da Infraestrutura.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.