Detran RJ cria NOVAS versões para acesso ao CRLV e CRV de 2021

A partir do mês de janeiro de 2021, o Detran-RJ vai liberar o Certificado de Registro do Veículo (CRV) apenas de forma digital. Além dele, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) também serão dessa forma.

Detran RJ cria NOVAS versões para acesso ao CRLV e CRV de 2021
Detran RJ cria NOVAS versões para acesso ao CRLV e CRV de 20211 (Imagem: Divulgação/Detran-SP)

O órgão segue as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e para ter acesso aos documentos é preciso utilizar um aplicativo. O app é gratuito e se chama Carteira Digital de Trânsito.

O documento de compra e venda, também conhecido como CRV ou DUT, passará a ter outro nome: Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo. Essas mudanças são validas para veículos transferidos a partir dessa segunda-feira, dia 4.

Vale lembrar que os documentos em papel-moeda ainda estão válidos para que já os tem. Ainda é possível transitar com eles e a troca só será obrigatória quando houver alguma mudança, seja de estado, cidade ou do nome do proprietário, por exemplo. Além disso, caso o documento se perca, o usuário já pode utilizar o digital.

O documento de transferência de propriedade (ATPV-e) também terá mudanças em sua forma de emissão. Para isso, será preciso fazer o procedimento diretamente no Detran-RJ.

Caso tenha dificuldades, o ideal é que o motorista agende um horário com o Detran, pois assim terá um suporte maior.

Como agendar atendimento no Detran-RJ?

Com a chegada da tecnologia, muitos serviços passaram a ser realizados de forma eletrônica e à distância. Assim com a pandemia, isso se intensificou e mais pessoas procuram esses serviços.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro é um dos órgãos que tem investido nesse tipo de atendimento. Por isso, veja como agendar o seu:

  • O primeiro passo é acessar o endereço www.detran.rj.gov.br;
  • Depois clique em “Serviços Online – Mais de 30 serviços disponíveis, acesse todos aqui”;
  • Em seguida, no topo da página, e, selecione a opção “Agendamento”;
  • Na tela, uma série de serviços ficará disponível e você deve selecionar o de sua preferência. Por fim, preencha o formulário e aguarde a informação de data e horário.

Caso tenha mais dúvidas, entre em contato pelos números 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042, ou pelo site do departamento.