Diante de tantas contas a serem pagas durante o cotidiano, as pessoas possuem algumas alternativas de estar em dia com as obrigações. Por meio do débito automático, o cliente poderá cadastrar uma conta para que o pagamento aconteça no prazo definido. Descubra se vale a pena utilizar esse serviço.
Ao utilizar o débito automático, o valor é descontado automaticamente da conta bancária. Essa forma de pagamento acontece sem que o usuário tenha que realizar alguma ação na data de vencimento da conta.
Para usar esse serviço, no entanto, será preciso autorizar a operação. Além disso, há a necessidade de solicitar à respectiva instituição financeira o uso do débito automático. Se preferir, o titular poderá cancelar a serviço quando quiser.
Caso o cliente deseje realizar o pagamento das contas em parcelas, há o risco de não quitar os valores no prazo determinado. Pode ser que o usuário, por descuido, esqueça da data prevista. Como resultado, será preciso pagar taxas de juros por atraso.
Para evitar problemas durante o uso do débito automático, o titular deve assegurar que possui dinheiro suficiente na conta bancária para o pagamento no prazo previsto. Caso contrário, a conta pode não ser paga ou tenha uso do cheque especial — se estiver disponível.
Um dos pontos positivos do uso do débito automático é que a pontuação poderá ser melhorada nos órgãos de proteção ao crédito, já que o titular estará em dia com as contas. Com isso, haverá aumento nas chances de ter aprovações futuras em instituições financeiras.
Vale a pena utilizar o débito automático?
Para saber se o débito automático será a melhor opção para pagar as contas, o titular deve levar em consideração a situação financeira atual. Diante disso, será preciso ter certeza que há saldo suficiente para quitar as contas recorrentes.
Além disso, a pessoa deve observar se os débitos automáticos têm sido feitos da forma correta. Caso contrário, será importante relatar à instituição financeira.
Outro ponto a se considerar é se há alguma cobrança de taxa. Na maioria dos casos, não existe taxa adicional, mas vale se atentar a esse detalhe antes de aderir ao débito automático.
Sendo assim, além da viabilidade de usar o serviço, a pessoa deve considerar as condições previstas pela instituição.