Veja como aumentar o score do Serasa e ter as melhores opções de crédito em 2021

Você sabe o que significa score de crédito? Ele é uma espécie de termômetro que utiliza vários critérios para determinar se um consumidor é um bom ou mau pagador e se pode ter acesso ao crédito. Simplificando ele define qual possibilidade do consumidor arcar com suas dividas. Saiba mais.

Veja como aumentar o score do Serasa e ter as melhores opções de crédito em 2021 (Imagem: Google)

Saiba tudo sobre o score de crédito

  • O que é score?

É uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e que é pesquisada pelos birôs de crédito para comunicar as empresas a respeito do nível de confiança de um determinado consumidor. Esta informação é usada para concessão de empréstimos e demais formas de crédito.

  • Existe mais de um tipo de score de crédito?

Sim, cada birô de crédito, banco ou empresas pode possuir o seu próprio termômetro. Eles compartilham de diversas semelhanças, mas não são iguais. Cada empresa possui seus critérios específicos nos cálculos e que geralmente não são do conhecimento do consumidor.

  • Como fazer a consulta de pontos?

Seu score de credito pode ser consultado gratuitamente nos sites e aplicativos dos birôs de crédito como Serasa, SPC, Boa Vista e Quod.

Além da pontuação, informações mais detalhadas sobre as variações da pontuação e também dicas do que fazer para seu número ou comportamentos que devem ser evitados podem ser conferidos pelo cidadão.

  • Será que meu score é bom?

A pontuação vai de 0 a 1.000 e, quanto mais perto do máximo, maior é o nível de confiança que o consumidor possui no mercado. O índice se divide em três faixas: de 0 a 300, é considerada baixa; de 301 a 700, é considerada média; de 701 a 1.000, é considerada alto.

  • Como aumentar minha pontuação

Deixar as contas em dia é um dos pontos mais importantes para manter seu score alto. Manter contas de consumo básicas em seu nome como luz e energia e sempre pagá-las em dia também é uma dica importante.

É recomendado por algumas empresas realizar pagamentos com cartões de crédito e sempre pagar as faturas em dia e sempre manter as rotinas financeiras.

  • Quais empresas consultam minha pontuação 

Praticamente todas as empresas de médio e porte consultam o score de crédito de seus consumidores e clientes.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.