ESTAS dicas te ensinam a cuidar melhor do seu dinheiro em 2021; confira!

Todo mundo gosta de não ter dívidas e fazer com que o dinheiro recebido renda até o último centavo. Diante disso, e com a chegada do ano novo, vamos te dar algumas dicas de como cuidar melhor do seu dinheiro em 2021.

ESTAS dicas te ensinam a cuidar melhor do seu dinheiro em 2021; confira!
ESTAS dicas te ensinam a cuidar melhor do seu dinheiro em 2021; confira! (Imagem: Joslyn Pickens/Pexels)

No fim de ano é o período em que as pessoas fazem as mesmas promessas: perder peso, estar mais com a família e economizar mais. Os dois primeiros envolvem aspectos exteriores, mas cuidar do dinheiro é algo que apenas você pode fazer.

Por esse motivo selecionamos as melhores dicas dos economistas de como cuidar do seu dinheiro em 2021 para fazê-lo render o máximo possível e, até mesmo, conseguir conquistar aquele sonho antigo de comprar algo que tanto deseja.

Gastar menos que ganha

A dica mais importante é, sem dúvidas, saber exatamente quanto ganha e quanto gasta. Diante desse orçamento você precisa ajustar as suas despesas para caber dentro do saldo inicial e, se possível, deixar uma sobrinha para uma eventual necessidade.

Reserva de dinheiro

Como foi dito antes, os economistas aconselham tiram uma parte do que ganha para guardar. Esse valor fica para uma eventual necessidade, como, por exemplo, a troca dos óculos que quebrou ou uma consulta médica de urgência.

Descontos para quem paga em cota única

Há despesas que não têm como abandonar, por isso, o pagamento terá que ser realizado de uma forma ou de outra. A dica de economistas é se programar durante o ano para fazer o pagamento em cora única e, assim, conseguir bons descontos.

Pagar à vista

A mesma regra vale para todas as compras, pois pagar na hora faz você ter noção o quanto tem ainda para gastar. Além disso, há lojas que oferecem descontos excelentes ou trabalha com a política de cashback.

Metas

Por fim, caso queira comprar algo que deseja muito, mas que está muito caro para o seu orçamento, a sugestão é fazer um planejamento e definir quanto você pode guardar por mês para essa aquisição e em quanto tempo precisará economizar.

Dessa maneira, você conseguirá alcançar a compra de qualquer item. Mesmo que demore é melhor do que nunca comprar ou não ter ideia de quando poderá usufruir de tal item. Essa dica também vale para viagens.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.