ESTAS dicas vão te ajudar de uma vez por todas a poupar dinheiro a partir de 2021

Um novo ano está chegando e o seu início será cheio de dúvidas a respeito da economia no Brasil. O crescimento esperado é tímido e o desemprego continua em alta. Com esses motivos a mais pra se preocupar é preciso ter ainda mais cuidado e responsabilidade com os gastos no novo ano. Confira dicas para iniciar 2021 pensando em poupar dinheiro.

ESTAS dicas vão te ajudar de uma vez por todas a poupar dinheiro a partir de 2021
ESTAS dicas vão te ajudar de uma vez por todas a poupar dinheiro a partir de 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

Para começar, pense em três passos iniciais:

  • Revise todos os seus gastos dos últimos três meses ou mais
  • Anote todas as receitas; se for um trabalhador autônomo, faça uma média de seus ganhos
  • Tente fazer uma previsão do quanto deve ganhar e gastar ao longo de todo o ano.

Com isso, você terá uma forma básica de orçamento, mas que vai te ajudar a visualizar de forma mais clara suas despesas obrigatórias e aquelas que você pode eliminar.

Os gastos podem ter frequência semanal, mensal ou anual. O mais importante é identificar gastos desnecessários em seu orçamento.

Com esse detalhamento, é o momento de passar um pente fino e cortar os gastos desnecessários para ter mais dinheiro sobrando no fim de cada mês. Vamos te dar um exemplo de organização de despesas chamada de Orçamento ABCD:

  • A de Alimentar: Os suprimentos primordiais para a família, sem supérfluos
  • B, de Básico: são as contas essenciais, como água, luz, gás, aluguel, entre outros
  • C, de Contornável: tudo o que deixa o dia a dia mais confortável, mas que pode ser dispensado em um momento emergencial
  • D, de Desnecessário: gastos recorrentes que não fazem mais sentido como mensalidade de academia que deixou de frequentar, TV a Cabo ou serviços de streaming que não assiste, entre outros.

Após finalizar sua análise é a hora de cortar todos os gastos da categoria D. Após isso, considere desapegar dos gastos com itens ou serviços que trazem conforto mas que são supérfluos.

É possível mudar o plano do streaming por um com menos telas ou mudar o pacote da TV a cabo para um que contenha somente os canais que você realmente consome. Além de poupar dinheiro, elimina o que você não gostaria de consumir.

“A vida financeira de muitas famílias foi afetada fortemente em 2020. A virada de ano é um ótimo momento para se reorganizar. Um aprendizado da pandemia é que podemos viver com menos e devemos nos livrar do que pesa no orçamento”, explica Fabio Gallo, da FGV-SP.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.