Dicas para ensinar seu filho a guardar dinheiro e poupar para o futuro

Durante o crescimento dos filhos, determinadas despesas vão surgindo. Diante disso, os pais devem saber ensinar os menores sobre a importância das finanças. Confira algumas dicas para ensinar o filho a guardar dinheiro e pensar no futuro.

Dicas para ensinar seu filho a guardar dinheiro e poupar para o futuro
Dicas para ensinar seu filho a guardar dinheiro e poupar para o futuro (Imagem: Annie Spratt/Unsplash)

Quanto antes um filho aprender sobre finanças, mais fácil ficará de aplicar os ensinamentos na fase adulta. Alguns adultos passam por problemas financeiros que poderiam ser evitados, caso tivessem aprendido a lidar com essas situações na infância.

Para que as chances do filho de passar por problemas financeiros diminuam, é importante demonstrar a importância de guardar dinheiro. Descubra algumas dicas para aplicar no dia a dia familiar:

Ensine de forma prática

Em meio às temáticas financeiras, há alguns assuntos mais complexos. No entanto, os pais poderão ensinar lições mais simples de forma mais clara. Situações da vida adulta, como pagamento de impostos e contas, podem ser mais difíceis de entender para uma criança.

Por conta disso, os pais devem explicar os assuntos segundo a perspectiva dos menores. Uma forma do filho entender sobre finanças é por meio de uma mesada.

No momento em que a criança tem o próprio dinheiro, os pais poderão explicar sobre a importância de saber gerir os valores para adquirir as coisas.

Estimule a criança a guardar dinheiro

Outra de fazer com que a criança crie o hábito de guardar dinheiro é por meio de um cofrinho. Conforme a criança acumula os valores, os pais podem estimular a juntar determinado valor para comprar o que o menor deseja.

Nesse momento, será possível explicar quanto seria necessário de economia por semana ou mês para conseguir o objetivo. Estabeleça metas para que a criança crie o hábito de poupar dinheiro regularmente.

Ensine a gastar menos do que ganha

O ensinamento de gastar menos do que ganha é muito importante no processo de educação financeira. Alguns dos desejos do filho podem estar acima do orçamento familiar, como uma viagem, por exemplo.

Diante dessa situação, explique que o gasto maior que o possível poderá causar problemas futuros. Para que a compreensão da criança seja mais fácil, ensine por meio de exemplos. Além disso, seja um exemplo dentro de casa, como alguém que sabe lidar com as finanças de forma saudável.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.