Matrícula escolar, IPVA e IPTU chegaram! Confira qual melhor forma de quitar

Brasileiros devem organizar as finanças para quitar as dívidas de início do ano. O mês de janeiro chegou e com ele há uma série de obrigações a serem cumpridas. Para os pais, é chegada a hora de investir no material e matricula escolar dos estudantes. Já os solteiros, têm como prioridade levantar recursos para o IPVA e IPTU. No texto abaixo, confira dicas para evitar atrasos.

Matrícula escolar, IPVA e IPTU chegaram! Confira qual melhor forma de quitar (Imagem: Google)
Matrícula escolar, IPVA e IPTU chegaram! Confira qual melhor forma de quitar (Imagem: Google)

A primeira coisa a se fazer antes de iniciar as prestações de contas é organizar todo o fluxo de entrada e saída financeira. Analistas recomendam que o cidadão organize sua renda em uma planilha, levando em consideração os valores fixos (salários) e demais investimentos. Feito isso, é a hora de organizar as datas de pagamento do IPVA, IPTU, matrícula e mais.

Despesas estudantis

Para quem tem como prazo máximo o mês de janeiro para organizar a vida escolar dos filhos e demais dependentes, recomenda-se inicialmente preparar um orçamento total dos gastos.

Isso significa que todos os valores referentes a matricula, e a compra de materiais, devem ser contabilizados antes de utilizados.

Depois de ter uma visão geral, o cidadão passa a saber quanto poderá investir em cada despesa. No caso das matriculas, quando o valor for maior que a quantia reservada, cogita-se a possibilidade do parcelamento desde que não haja prejuízo com os juros.

na compra dos materiais, uma dica é observar quais os produtos serão realmente utilizados, optar pela aquisição de locais como sebos e demais centros de venda com o melhor custo benefício.

Tendo filhos ou outros parentes na mesma classe, a divisão dos livros também é uma opção para economizar.

Pagamento de impostos como o IPVA e o IPTU

No que diz respeito aos impostos, os contribuintes devem antes de mais nada saber as datas de pagamento e oportunidades de descontos concedidas.

As isenções variam de acordo com cada estado que, por meio da cota única, oferecem uma redução no valor total a ser pago.

Quem tiver condições de sanar a dívida de forma total, deve aproveitar o desconto. Já para os que optarem pelo parcelamento não devem esquecer de anexar o valor das próximas mensalidades no orçamento dos demais meses.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.